quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Governo cabo-verdiano garante apoio técnico a eleições na Guiné-Bissau

 
 
 
Cabo Verde vai apoiar tecnicamente as eleições na Guiné-Bissau, avançou o primeiro-ministro cabo-verdiano, antes de partir para o Senegal, onde participa na Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental).
 
"Cabo Verde vai apoiar tecnicamente as eleições, conforme pedido e necessidades no quadro da CEDEAO. Temos possibilidade de apoiar o recenseamento e o processo eleitoral", garantiu, em declarações aos jornalistas, José Maria Neves, antes de partir para a Cimeira do bloco da África Ocidental, que irá discutir a situação da Guiné-Bissau.
 
O chefe do Governo cabo-verdiano disse que as eleições estavam previstas para novembro, mas, devido ao atraso no recenseamento eleitoral, o ato deve acontecer o mais breve possível, no primeiro trimestre de 2014.
 
O chefe do Governo cabo-verdiano disse ainda que, depois das eleições, o arquipélago vai ainda apoiar a reforma das Forças Armadas e de todas as forças de segurança
 
"Após as eleições, Cabo Verde tem todas as condições para apoiar financeiramente a reforma das Forças Armadas e da Segurança", avançou.
 
Por sua vez o Presidente do MpD, (principal partido da oposição), que hoje se encontrou com José Maria Neves para acertar a agenda da Cimeira da CEDEAO, saudou os amplos consensos alcançados.
 
Ulisses Correia e Silva disse entender que a Guiné-Bissau deve marcar uma nova data para as eleições, num prazo mais curto possível.
 
"Tudo que tem a ver com a rápida normalização da situação política na Guiné-Bissau interessa a Cabo Verde e à CEDEAO, pelo que o nosso país vai estar alinhado relativamente àquilo que vai sair da cimeira de Dacar", garantiu.
 
A Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO deverá discutir, na sexta-feira, uma nova data para as eleições na Guiné-Bissau.
 
CLI // HB - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana