sábado, 26 de outubro de 2013

Incendiado autocarro em São Paulo em protesto contra preço dos transportes públicos

 

Jornal i – Lusa
 
O protesto começou de forma pacífica, porém, à chegada ao terminal de autocarros Parque Dom Pedro II, um grupo violento ateou fogo a um autocarro, que estava vazio e que ardeu parcialmente
 
Um grupo de manifestantes incendiou, esta sexta-feira, um autocarro e causou distúrbios no centro de São Paulo, num protesto contra o preço dos transportes públicos na maior cidade do Brasil.
 
A manifestação juntou cerca de 3.000 pessoas, de acordo com os organizadores, numa marcha que percorreu várias artérias do centro da cidade, durante aproximadamente três horas.
 
O protesto começou de forma pacífica, porém, à chegada ao terminal de autocarros Parque Dom Pedro II, um grupo violento ateou fogo a um autocarro, que estava vazio e que ardeu parcialmente.
 
Várias máquinas utilizadas na compra dos bilhetes e outros equipamentos da estação foram também destruídas pelo grupo de encapuzados.
 
A marcha de protesto acabaria por se dispersar pelas ruas do centro, onde alguns manifestantes também vandalizaram vitrinas de lojas.
 
A manifestação terminou na praça da Sé, onde a polícia antimotim lançou gás lacrimogéneo e disparou balas de borracha.
 
Pelo menos 50 pessoas foram detidas, tendo sido levadas num autocarro para a esquadra, segundo constatou a agência Efe no local.
 
Os ativistas também protestavam contra os lucros, a seu ver excessivos, das empresas concessionárias de autocarros, exigindo o acesso livre para todos ao transporte público.
 
A subida dos preços dos transportes serviu de 'rastilho' aos massivos protestos populares que se espalharam por todo o Brasil em junho.
 
Foto EPA
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana