quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Moçambique: SIM À PAZ!

 


"O que está a acontecer neste momento no nosso país é um teste à nossa própria convicção sobre se realmente queremos ou não a paz"- palavras do Presidente da República, Armando Guebuza, falando na manhã de ontem à população da localidade de Metuchira, distrito de Nhamatanda, na província de Sofala, onde se encontra em mais uma presidência aberta e inclusiva.
 
O Chefe do Estado começou por dizer, nesta interacção com a população de Metuchira, que o país estava a viver momentos de ameaça à paz pelo que era importante que todos os moçambicanos se empenhassem na defesa desta conquista.
 
"A paz não é de ninguém, a paz é de todos os moçambicanos, é de todos os 23 milhões de moçambicanos e cada um deles tem o pleno direito de usufruir desse direito sem se sujeitar a ninguém em particular"-repetiu o Presidente muito aclamado pela numerosa população que seguia o seu discurso.
 
O assunto da paz, como já vem sendo recorrente nesta presidência aberta, voltou a ser retomado pela própria população representada pelas pessoas que pediram para falar na ocasião com vários pedidos para que o Chefe do Estado consiga convencer o dirigente da Renamo a sentar-se e a ouvir a voz da razão.
 
"A guerra come o sangue das pessoas e não se experimenta"-disse um interveniente também muito ovacionado pelos presentes.
 
Um outro tema que dominou as intervenções populares foi o desenvolvimento, quando se falou repetidas vezes da falta de emprego, de escolas, de hospitais e de justiça mas tudo isso acabou igualmente sendo aliado à necessidade de manutenção da paz porque, efectivamente, sem ela, muitos projectos de criação de riqueza, conforme disse Guebuza, não podem avançar.
 
"Não há desenvolvimento sem paz"- realçou o Presidente.
 
O estadista, já na fase das respostas aos clamores populares, disse para que todos trabalhem no sentido de manutenção paz embora tenha assumido que o Governo não se eximia da sua posição de vanguarda neste processo.
 
Ainda sobre a questão do desenvolvimento o Chefe do estado disse que o país tinha alcançado muitos progressos, mas reconheceu que há ainda muito por fazer em diferentes domínios da vida nacional.
 
Depois deste comício o presidente orientou uma sessão extraordinária da secretaria da localidade de Metuchira e outra sessão do comité do círculo da mesma região.
 
Hoje, entretanto, o Presidente da República escala o distrito de Chemba, última etapa desta sua presidência aberta, onde está agendada uma sessão extraordinária do Governo provincial de Sofala alargada aos administradores distritais, presidentes dos conselhos municipais e das assembleias municipais, da assembleia provincial e outros quadros.
 
Amanhã, já em Caia, será então a vez de o Chefe do Estado render homenagem ao herói nacional Joaquim Marra, antes de regressar à cidade da Beira para uma série de inaugurações de algumas infra-estruturas sociais e económicas.
 
Eliseu Bento – Jornal Notícias (mz)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana