segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Portugal: EMPRESÁRIO HUMILDE DÁ LIÇÃO AO GOVERNO SOBRE SWAPS

 

Pedro d'Anunciação – Sol, opinião
 
Álvaro Costa, um humilde fabricante de meias de Barcelos, homem de poucas letras e de estudos limitados, deu uma lição ao Governo, ao conseguir anular em tribunal um swap que o Santander lhe vendeu nos tempos áureos desse negócio bancário, com o pretexto de ficar com juros fixos, e que depois, com a descida acentuada de juros, lhe saiu caríssimo.
 
Álvaro Costa fez o que qualquer detentor de swaps desprevenido deveria ter feito, com mais ou menos formação educativa, a começar pelo Governo, no caso de serviços ou empresas públicas. Mas o nosso Governo mostra-se apenas empenhado em cortar pensões e vencimentos da Função Pública, e direitos dos trabalhadores em geral (coisas com que os países mais adiantados conseguem subir as suas produtividades laborais, que cá só descem – o único que sobe é a dívida pública). E nem o exemplo de Álvaro Costa o estimulou a outras posições (o que não admira, tendo em conta que a actual ministra das Finanças era directora financeira de uma empresa que contratou um swap, precisamente na altura em que o swap foi contratado).
 
O caso de Álvaro Costa, por contraste com o Governo, tornou-se tão gritante, que mereceu vir na 1ª pág. do DN. Mas nem assim o Governo parece ter mudado a sua inacção nestes casos.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana