domingo, 13 de outubro de 2013

Portugal - Entrevista a Mário Soares: "Acho que estes senhores têm de ser julgados"

 


João Marcelino e Paulo Baldaia – Diário de Notícias
 
Numa entrevista "sem papas na língua", Mário Soares não poupa ninguém. De Cavaco Silva a Pedro Passos Coelho, de Paulo Portas aos "usurários" dos mercados que "roubam" Portugal. O ex-Presidente da República defende que o País devia seguir o exemplo da Argentina e não pagar a dívida e insiste na urgência da realização de eleições legislativas antecipadas. E sugere que Rui Rio seria do melhor que poderia acontecer ao PSD e a Portugal.
 
Acha que o PS, enquanto principal partido da oposição e alternativa ao Governo, deveria aproximar-se dessas figuras do PSD, para construir uma alternativa alargada?
 
Acho que o que era interessante era que se respeitasse a Constituição. Não é possível falar contra a Constituição ou não a tomar a sério. Para mudar a Constituição precisam de dois terços e como não têm o PS para a alterar, há que respeitar a Constituição. E é preciso não pôr em causa o Estado social que resulta da Constituição. Ora, o Governo quer acabar com o Estado social, com o Serviço Nacional de Saúde, com o respeito pelos sindicatos e a concertação social. Tudo isso tem vindo a desaparecer. Isso tem um objetivo terrível: destruir Portugal tal como foi e a Constituição ordena. Não posso aceitar uma coisa dessas porque sou um patriota.
 
Aceita que é necessário discutir a sustentabilidade da segurança social, do Estado social como o temos, tendo em conta que ele evoluiu numa fase expansionista e hoje...
 
[interrompendo] Acho que estes senhores têm de ser julgados, depois de saírem do poder. Mas não é por esta Justiça, que não tem gente. Você sabe que, por exemplo, todos os que roubaram no banco nunca lhes aconteceu nada, estão todos impunes, está tudo a viver à tripa forra?
 
Deixe-me perguntar-lhe, olhando novamente para o PS: acredita que António Costa, que ganhou Lisboa com um resultado que fez dele um dos vencedores da noite, não vai colocar em causa a liderança de António José Seguro?
 
Acho que não é esse o objetivo dele, sinceramente.
 
E acha que pode vir a ser ele um bom candidato do PS à Presidência da República?
 
Acho que sim. Ele pode vir a ser um bom Presidente. Mas isso é uma impressão minha, nunca falei com ele sobre esse assunto. Acho que ele não quer ser líder do PS.
 
Na foto: Mário Soares, ex-Presidente da República - Fotografia © Natacha Cardoso - Global Imagens
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana