quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Bissau: Horta considera que espancamento do ministro "mina os esforços de paz - ONU

 


Bissau - O representante das Nações Unidas na Guiné-Bissau, José Ramos-Horta, condenou hoje o espancamento de Orlando Viegas, um dos três ministros de Estado do governo de transição do país, considerando que o ataque "mina os esforços" de paz.
 
O governante foi agredido por desconhecidos na noite de terça-feira na sua residência em Bissau e está a receber assistência médica na clínica do das Nações Unidas, na capital.

Ramos-Horta classificou o acto de violência como "intolerável e inadmissível" num estado de direito democrático e afirmou, em comunicado, que o ataque mina os esforços que a comunidade internacional tem feito para a paz e a estabilidade do país".

No comunicado, é referido que Orlando Viegas "poderá necessitar de uma evacuação médica a fim de receber outros tratamentos que não podem ser feitos no país".

O representante das Nações Unidas apelou ainda às autoridades competentes para abrirem "um inquérito imediato", para que "as condições deste e de outros casos anteriores de violação do direito à vida e à integridade física sejam devidamente apurados e os presumíveis culpados sejam julgados e justamente punidos".

Orlando Viegas, que detém a pasta dos Transportes, foi criticado nos últimos dias pelos trabalhadores do porto de Bissau, que pediram a sua demissão, devido a uma alegada tentativa de privatização da estrutura portuária.

O ministro do governo de transição guineense é dirigente do PRS - Partido na Renovação Social.

Angop, com foto
 

2 comentários:

Anónimo disse...

quero dizer aqui ao senhor Ramos que, quem merecia essa porrada dos militares é o primeiro golpista o senhor Serifo Nhamadjo uma outra questao, porqué que o ministro espancado foi evacuado a Dakar? Nao havia medicos em bissau? quem sao responsaveis da situacao que a guiné se encontra hoje? Estes militares tambem devem ser promovidos e bem recompensados pelo trabalho cumprido espero que estes militares continuem a dar boas licoes a estes golpistas

Anónimo disse...

o senhor Ramos Horta em contacto com o Kuma Yala realmente este grande senhor nao sabe o que se na Guiné, o Ramos Horta nao sabe que o kumba yala foi uma das pessoas quem mais destruiu a guiné em roubar tudo e até vender alguns edificios bem considerado como patrimonio do estado o Ramos Horta devia perguntar quem é o Kumba Yala que sorte essa para a guiné bissau?

Mais lidas da semana