quarta-feira, 13 de novembro de 2013

ENTERROS EM MASSA NAS FILIPINAS APÓS TUFÃO HAIYAN

 

Jornal de Notícias
 
Autoridades e instituições religiosas cavam valas comuns para enterrar as vítimas e prevenir surtos de doenças e epidemias cinco dias depois de o tufão Haiyan ter arrasado as regiões centrais das Filipinas.
 
Pelo menos 150 corpos, todos não identificados pelas autoridades filipinas - foram enterrados numa vala comum perto da igreja de Palo, na ilha de Leyte, informou o canal local GMA.
 
Na região, devastada na passada sexta-feira, pelo tufão Haiyan, o odor dos cadáveres amontoados nas ruas e sob os escombros torna-se insuportável, enquanto dezenas de milhares de pessoas carecem de bens de primeira necessidade para que conseguiam sobreviver até à chegada de mais ajuda.
 
As autoridades têm sido sobrecarregadas pela quantidade de corpos que os familiares ou vizinhos vão levando continuamente para o recinto religioso de Palo e edifícios habilitados como morgues.
 
Em Barangay Paon, no nordeste da ilha de Panay, também foi relatado o enterro de 55 corpos não identificados, que se acredita serem de marinheiros residentes em Masbate, mortos no passado domingo.
 
A passagem da tempestade tropical Zoraida pela região ocidental do arquipélago filipino provocou mais chuva em Tacloban e nas povoações vizinhas, agravando as inundações em várias zonas daquela cidade.
 
A propagação de doenças como a gripe e o aparecimento de surtos de cólera ou outras epidemias figura como uma das principais preocupações das autoridades locais.
 
As provisões de alimentos e água potável e o abastecimento de material médico continuam a chegar a conta-gotas às províncias centrais de Samar, Leyte e ao norte de Cebu, as mais afetadas pelo desastre natural, apesar de as agências nacionais e internacionais terem começado a implantar-se na região.
 
O Conselho de Gestão e Redução de Desastres das Filipinas elevou para 1833 o número de mortos, no seu mais recente balanço, em que dá ainda conta do registo de pelo menos 2623 feridos e de 84 desaparecidos.
 
O Presidente das Filipinas, Benigno Aquino, descartou, na terça-feira, a hipótese de o número de vítimas mortais alcançar a fasquia das dez mil, como estimaram as Nações Unidas, calculando o número de mortos entre os 2000 e os 2500, numa entrevista à CNN.
 
Foto: Edgar Su - Reuters
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana