quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Ex-secretário de Estado timorense condenado a cinco anos de prisão por corrupção

 


Díli, 07 nov (Lusa) - O ex-secretário de Estado do Ambiente de Timor-Leste Abílio Lima foi condenado a cinco anos de prisão por corrupção, mas recorreu da sentença, anunciou hoje, em comunicado, o Programa de Monitorização do Sistema Judicial timorense.
 
Segundo o Programa de Monitorização do Sistema Judicial de Timor-Leste (PMSJ), o tribunal distrital de Díli condenou no passado dia 30 o ex-secretário de Estado do Ambiente a cinco anos de prisão e ao pagamento de mais de cinco mil dólares de indemnização ao Estado.
 
O chefe de gabinete e a tesoureira do ex-secretário de Estado foram também condenados a três anos e um ano e três meses de prisão, respetivamente.
 
"Os réus foram considerados culpados dos crimes de corrupção ativa e passiva em ato ilegítimo, desvio de fundos e de falsificação de um relatório técnico em 2010", refere aquela organização.
 
Segundo o diretor-executivo do PMSJ, apesar de os condenados terem recorrido da sentença, a "decisão é um passo positivo do setor da justiça, principalmente porque assegura que todas as autoridades de Estado que abusem das suas responsabilidade e funções para favorecimento pessoal são levados a tribunal por prejudicarem seriamente a sustentabilidade de Timor-Leste no futuro".
 
"Esta decisão mostra às pessoas que a corrupção não é só uma violação da lei, mas que aquela prática mina o desenvolvimento social e o futuro do Estado. Acreditamos que lidar com seriedade com a corrupção educa todos os elementos da sociedade ao mesmo tempo que é uma forma dissuasora daquela prática", acrescentou.
 
A organização pede ainda celeridade na resolução do caso ao Tribunal de Recurso.
 
A ex-ministra da Justiça timorense cumpre atualmente cinco anos de prisão por participação ilícita em negócio.
 
MSE // VM - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana