sábado, 9 de novembro de 2013

LIBERTADOS OS DOIS PORTUGUESES QUE ESTAVAM SEQUESTRADOS EM MOÇAMBIQUE

 

Fátima Mariano* - Jornal de Notícias
 
Os dois portugueses que ainda estavam sequestrados em Moçambique foram libertados este sábado, disse o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário.
 
O homem havia sido sequestrado há duas semanas e a mulher, uma gestora financeira de 40 anos, na passada terça-feira.
 
O cônsul de Portugal em Maputo, Gonçalo Teles Gomes, disse, à agência Lusa, que os dois portugueses foram libertados durante a noite pelos raptores e que "estão bem".
 
Segundo o cônsul, os dois portugueses estão a receber apoio psicológico e não querem ser identificados nem que sejam divulgados os nomes das empresas onde trabalham.
 
Na quinta-feira, já tinha sido libertado um jovem luso-moçambicano de 17 anos, filho de um empresário do ramo da restauração. Segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, o rapaz não foi molestado e encontra-se bem.
 
José Cesário disse ainda, ao JN, ter "esperança" de que haja "ações concretas" por parte das autoridades moçambicanas para ultrapassar o clima de instabilidade em que o país está mergulhado.
 
Embora ainda não tenha sido feito um pedido formal de ajuda, continuam as reuniões entre as autoridades dos dois países para estudar a melhor forma de combater a onda de raptos.
 
O eurodeputado português Nuno Melo (CDS-PP) questionou ontem a Comissão e o Conselho europeus e a Alta Representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança sobre "a intervenção até ao momento exercida junto ao Estado moçambicano, bem como dos representantes políticos da Renamo e da Frelimo, com vista à localização e libertação dos cidadãos portugueses e ao retorno à paz e à normalidade democrática".
 
Ontem, dia de greve da função pública, o Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas disse à Lusa que o consulado português em Maputo esteva fechado e que a embaixada funcionou "a 50%".
 
Contactado pelo JN, fonte do MNE não quis comentar os números do sindicato, mas garantiu que o consulado português em Maputo "esteve de portas abertas".
 
Quanto à saída portugueses de Moçambique na sequência dos raptos, vários cidadãos lusos contactados pelo JN negam que haja uma debandada. Dizem apenas que algumas pessoas possam ter antecipado as férias de Natal.
 
* com Agência Lusa
 
Cronologia dos raptos em Moçambique
 
Cronologia dos sequestros em Moçambique desde junho de 2011.
 
26 de junho: Rapto de um dos donos dos Armazéns Atlântico. Escapou do cativeiro antes de ser pago o resgate, de cerca de um milhão de dólares.
 
1 de dezembro: Raptado um dos proprietários da ferragem Somofer, quando fazia exercício físico no Circuito de Manutenção António Repinga, em Maputo.
 
5 de dezembro: Primeiro caso de rapto de uma mulher, que pagou um resgate de cerca de 800 mil euros.
 
2012
 
28 de janeiro: Segundo rapto de uma mulher.
 
11 de fevereiro: Tentativa de rapto do dono da Auto Hilux.
 
26 de fevereiro: Rapto de um cidadão português, na praia do Bilene, a 150 quilómetros de Maputo (caso não registado pelas autoridades consulares)
 
30 de abril: Tentativa de rapto de duas mulheres.
 
19 de maio: Raptado o proprietário da Incopal e dos Armazéns Machava, na Matola.
 
27 de junho: Raptado um empresário, que esteve em cativeiro cerca de um mês.
 
10 de agosto: Tentativa de rapto do proprietário do Tiger Centre, por elementos vestidos com uniforme da Polícia.
 
23 de agosto: Raptada rapariga com 17 anos, por um resgate de cinco milhões de dólares americanos. Ao fim de cinco dias, ela foi libertada sem pagamento de resgate.
 
20 de dezembro: Homem raptado e libertado contra o pagamento de cerca de 100 mil euros.
 
2013
 
16 de julho: Empresário português raptado no interior da sua empresa, no porto de Maputo.
 
24 de setembro: Filho de um quadro dos petróleos raptado a caminho da escola.
 
8 de outubro: Raptadas duas crianças, uma, na Matola, e outra, em Maputo.
 
22 de outubro: Dois raptos: uma mulher, à porta da Escola Portuguesa, em Maputo, e um homem, numa avenida no centro da cidade.
 
23 de outubro: Rapaz português raptado no bairro da Coop, centro de Maputo.
 
24 de outubro: Raptadas duas mulheres em Maputo.
 
Outubro/novembro: Raptado homem português em Maputo. (A data precisa não é conhecida)
 
5 de novembro: Uma portuguesa raptada na Matola no interior da empresa onde trabalha; uma moçambicana raptada nos arredores, no interior da sua residência; uma criança de três anos raptada em Maputo.
 
7 de novembro: Libertado adolescente português raptado a 23 de outubro; libertada a criança de três anos raptada a 05/11/2013.
 
9 de novembro: Libertados os dois portugueses que ainda estavam sequestrados.
 
Jornal de Notícias
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana