quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Moçambique: Ministério da Defesa considera boato notícias sobre recrutamento compulsivo

 


Maputo, 27/11 - O Ministério da Defesa de Moçambique qualificou como "boato" informações divulgadas hoje por alguns órgãos de comunicação social sobre o recrutamento compulsivo de jovens para o exército, visando enfrentar a instabilidade no centro do país.
 
"Não constitui verdade que o Ministério da Defesa Nacional ou outras Forças de Defesa e Segurança, estão a fazer o recrutamento militar compulsivo para o cumprimento do serviço militar, trata-se de boato visando desacreditar o cumprimento deste dever sagrado para com a pátria pelo jovem", diz um comunicado do Ministério.
 
Segundo as notícias em causa, muitos jovens estão a evitar sair à rua na cidade da Beira, capital da província de Sofala, centro de Moçambique, porque receiam ser compulsivamente incorporados no exército e enviados para zonas onde se têm verificado confrontos com homens armados da Renamo.
 
O comunicado oficial exorta os jovens a apresentarem queixa à polícia caso sejam coagidos para alegadamente serem integrados no serviço militar obrigatório.
 
Moçambique vive a sua pior crise política e militar, desde a assinatura do acordo Geral de Paz, em 1992, na sequência de divergências entre a Renamo e o governo.
 
Angop
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana