segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Portugal: Reformados da Carris e do Metro ameaçam reocupar antigos postos de trabalho

 


Antigos trabalhadores das duas empresas contestam a suspensão dos complementos de reforma, medida que está prevista no Orçamento do Estado para 2014.
 
Os reformados da Carris e do Metro de Lisboa ameaçam regressar ao trabalho no início do próximo ano. Em causa está a suspensão dos complementos de reforma, que pode significar um corte na pensão até 60%.
 
"A ideia é voltarmos a ocupar os nossos postos de trabalho no início de Janeiro", refere Diamantino Lopes, da Comissão de Reformados e Aposentados do Metropolitano de Lisboa. "A média dos cortes é entre os 40% e os 50%, porque os trabalhadores saíram da empresa 10 ou oito anos antes da idade legal de reforma e, em muitos casos, estamos a falar de marido e mulher que são afectados."

O Orçamento do Estado para 2014 suspende os complementos de reforma, uma medida que afecta mais de cinco mil pensionistas e aposentados das duas empresas de transportes. Os complementos existem há várias décadas e foram criados para que os trabalhadores em situações de pré-reforma não perdessem uma parte substancial dos rendimentos.

A comissão de reformados já reuniu com os partidos e vai ser recebida pelas duas centrais sindicais (UGT e CGTP) ainda esta segunda-feira. Na próxima semana, têm encontro marcado com o Provedor de Justiça.


Os reformados em causa também já enviaram uma carta ao Presidente da República, onde pedem o envio do diploma para o Tribunal Constitucional.

Manuela Pires – Rádio renascença
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana