segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

AMNISTIA A EDWARD SNOWDEN PODE VIR A ESTAR EM CIMA DA MESA

 


Um responsável da Agência de Segurança Nacional (NSA) norte-americana, Richard Ledgett, admitiu a possibilidade de conceder uma amnistia a Edward Snowden – analista que divulgou segredos sobre os programas de espionagem da NSA – caso este devolva o que tem em sua posse e não repita o que fez, indica a BBC. Porém, não existe consenso quanto a essa possibilidade.
 
A hipótese de o responsável pela divulgação dos segredos sobre os programas de espionagem da NSA poder receber uma amnistia foi levantada por um responsável da agência.
 
"A título pessoal, digo que sim. Vale a pena conversarmos sobre isso. Precisaria de garantias de que o resto da informação poderia ficar em segurança e a minha fasquia para essas garantias seria muito alta. Seria preciso mais do que uma declaração da parte dele", disse Richard Ledgett numa entrevista à CBS.
 
Apesar de a sua opinião não ser consensual, a possibilidade de ser nomeado para número dois da NSA já em Janeiro pode vir a alterar esse cenário.
 
Para já, a amnistia a Edward Snowden ainda não está em cima da mesa, visto nem o Departamento de Estado nem o director da NSA, Keith Alexander, concordarem. Este último disse à CBS que essa solução poderia incentivar a mais fugas de informação.
 
"Seria como um sequestrador que faz 50 reféns, mata dez e depois diz: 'Se me concederem uma amnistia, deixarei sair os outros 40'. O que fazemos numa situação destas?”, disse, adiantando: "Acho que as pessoas devem ser responsabilizadas pelas suas acções. Não queremos que outras pessoas façam o mesmo, que fujam para Hong Kong e para Moscovo com outro volume de informações, sabendo que podem chegar a acordo”.
 
Por sua vez, a porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Marie Harf, sublinhou: "A nossa posição não mudou. O sr. Snowden enfrenta acusações muito graves e deve regressar aos Estados Unidos para ser confrontado com elas”, sublinhando que Ledgett deu uma opinião pessoal.
 
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana