terça-feira, 31 de dezembro de 2013

EUA: NSA capta dados de cabos submarinos entre Europa e Ásia, diz revista alemã

 


Agência dos EUA obteve dados sobre as maiores redes de comunicação entre os dois continentes
 
Opera Mundi, São Paulo
 
A NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) está envolvida em mais um escândalo de espionagem, dessa vez, monitorando dados captados de cabos submarinos entre os continentes europeu e asiático. A informação foi revelada na edição deste domingo (29/12) da revista semanal alemã Spiegel e republicada pela agência de notícias Deutsche Welle.
 
O sistema de cabos – na maior parte, submarinos – que liga as comunicações entre os dois continentes, tem 18 mil quilômetros de extensão. Completado em dezembro de 2005, ele se tornou o principal meio de conexão para internet e telefonia entre a Ásia e a Europa.

Segundo a revista, a NSA teria conseguido, por meio de uma unidade chamada TAO (Departamento de Operações Customizadas, em português), penetrar no site do consórcio que opera a rede e obter informações sobre o gerenciamento do sistema e sua infraestrutura técnica.

O sistema, chamado de SEA-ME-WE-4, vai da cidade portuária de Marselha, na França, atravessa o mar Mediterrâneo até o norte da África, passa pelo Golfo Pérsico até chegar ao subcontinente indiano e ao sudeste asiático. Ao longo do percurso existem 17 pontos de conexão onde os dados associados a cada região são conectados com o continente e a informação é ao mesmo tempo transmitida e recebida das redes locais.
 
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana