quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Portugal transmitiu a Bissau "gravidade" do caso de voo com passaportes falsos

 


Governo apoia decisão da TAP de suspender a rota para a Guiné-Bissa devido a uma "grave quebra de segurança".
 
O Governo português transmitiu ao encarregado de negócios da Guiné-Bissau em Lisboa "a gravidade" do embarque de sírios com documentos falsos no aeroporto de Bissau, anunciou esta quarta-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
 
O gabinete do ministro Rui Machete explica, em comunicado, que em causa está o embarque, na madrugada de terça-feira, de 74 sírios "com documentos comprovadamente falsos no voo TP202 de Bissau para Lisboa", apesar "dos alertas das competentes autoridades portuguesas e da companhia aérea", naquilo que, para o MNE, configura "mais uma grave quebra de segurança no aeroporto de Bissau".


Na sequência deste episódio, a TAP "viu-se obrigada a suspender a rota Lisboa/Bissau/Lisboa até uma completa reavaliação das condições de segurança oferecidas pelas autoridades guineenses no aeroporto em Bissau", uma decisão que o Governo português "compreende e apoia", acrescenta a tutela.

No mesmo comunicado, o Palácio das Necessidades afirma que o Executivo "continua em contacto com a TAP para que se encontrem rotas alternativas para os passageiros afectados enquanto aquela ligação estiver suspensa".

O Governo recorda que "as condições de segurança na Guiné-Bissau se deterioraram fortemente após o golpe de Estado de Abril de 2012", motivo pelo qual estão desaconselhadas "quaisquer viagens não essenciais àquele país".

Um grupo de 74 sírios, passageiros num voo proveniente da Guiné-Bissau foi, na terça-feira, retido no aeroporto de Lisboa por uso de passaportes falsificados da Turquia.

Segundo o Instituto da Segurança Social (ISS), o grupo de refugiados é constituído por 51 adultos e 23 menores.


Rádio Renascença
Leia mais em Rádio Renascença
 

1 comentário:

Anónimo disse...

é eesa a competenciai dos golpistas mas pelo contrario eles nao tem problemas para viajar tendo como capial da Guine em Dakar. Penso que muitos desses golpistas tem problemas mentais e foi assim que vao dirigir o pais (credo oh oh oh!!)

Mais lidas da semana