domingo, 15 de dezembro de 2013

Três ministros demitidos pelo Presidente Djotodia na República Centro Africana

 


O presidente de transição da República Centro Africana, Michel Djotodia, demitiu hoje três ministros, de acordo com decretos presidenciais a que a agência France Presse teve acesso.
 
Os ministros da Segurança Pública, Josué Binoua, das Finanças e do Orçamento, Christophe Bremaidou, e da Pecuária, Joseph Bendounga, foram demitidos, assim como o diretor do Tesouro e da Contabilidade Pública, Nicolas Geoffroy Gourna-Douath.
 
De acordo com uma "declaração presidencial", "todos os movimentos nas diferentes contas do Tesouro público estão suspensos até nova ordem".
 
Fonte próxima do poder disse à AFP que "estes ministros foram demitidos porque não se sabe onde estão. Já não governavam".
 
Candidato às presidenciais de 2005, o pastor Josué Binoua, que também tem nacionalidade francesa, está atualmente em França, depois de ter sido levado pelo exército francês para a base militar de Mpoko há alguns dias.
 
Na sua casa foram encontradas armas que, segundo Binoua, se destinavam a agentes da segurança pública e estavam todas registadas.
 
"A decisão de me demitirem não me surpreende. Eles acusam-me, são coerentes. Não podia ficar na República Centro Africana devido às ameaças", afirmou por telefone à AFP.
 
O seu ministério, equivalente ao da Administração Interna, é um posto chave num país atualmente afetado por confrontos sectários que causaram mais de 600 mortos na última semana.
 
Bremaidou, antigo opositor do presidente François Bozizé derrubado em março pelo atual poder e dirigente do pequeno partido Aliança pela Solidariedade e o Desenvolvimento, assim como Gourna-Douath responderão pela situação catastrófica das finanças públicas.
 
Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana