quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Angola: COMBATE À POBREZA TEM RESULTADOS POSITIVOS

 


As acções de combate à fome e redução da pobreza na província do Moxico absorveram mais de três mil milhões de kwanzas no ano passado, anunciou ontem o vice-governador para o sector económico.
 
Francisco Cambango disse que a execução física dos projectos corresponde a 82 por cento. Entre as estruturas construídas, destaque para dez escolas primárias, 13 postos de saúde, sete residências para professores e enfermeiros, dez mercados comunitários na sede provincial e outros nos municípios do Léua, Camanongue e Cameia, além de postos policiais. Em declarações à Angop, destacou, ainda, a construção de 20 casas evolutivas no município da Cameia, armazéns comunitários, centros de formação feminina e postos de saúde.

O vice-governador referiu que a aplicação do programa de Cuidados Primários da Saúde (CPS) contribuiu para a melhoria das condições de saúde da população, através da redução de doenças como a malária, diarreicas e respiratórias agudas, sarampo e tuberculose.

Nesta área, realçou que foram promovidas campanhas de vacinação e de saúde, além de formação de parteiras tradicionais para melhor prestação de serviços às mães gestantes, incentivando-as a utilizarem as unidades sanitárias, em vez de fazerem os partos em casa.
Francisco Cambango, que também é o coordenador provincial da Unidade Técnica Provincial de Combate à Fome e Redução da Pobreza, realçou que a aplicação do programa de merenda escolar está a incentivar as crianças a irem às escolas e a melhorar as taxas de aproveitamento escolar.

Quanto ao programa Água Para Todos, disse que, numa primeira fase, abrangeu, os municípios do Luau e do Moxico, permitindo na primeira localidade a abertura de dez furos para distribuição de água à população dos bairros Chilemo, Canende, Luanga, Progresso, Chitazo, Savihemba, Mucambagica e Chiongo.

Jornal de Angola
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana