quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Angola: LUTA CONTRA A POBREZA COM AVANÇO NOTÁVEL

 

Jornal de Angola
 
O representante permanente de Angola junto da FAO, embaixador Florêncio de Almeida, disse ontem, em Roma, que o Governo angolano tem feito progressos em relação aos programas de combate à fome e à pobreza.
 
O diplomata angolano fez este comentário durante a assinatura do acordo tripartido de Cooperação Sul-Sul (CSS) para capacitação e inovação no domínio da agronomia e veterinária entre Angola, Brasil e a FAO. Como prova do empenho do Governo, o diplomata recordou o alcance da meta número um dos objectivos do milénio, assente na redução em 57 por cento das pessoas malnutridas, no período de 1991 a 2012, como foi reconhecido pela conferência geral da FAO realizada o ano passado em Roma.

O acordo relativo ao programa de cooperação tripartido entre Angola, Brasil e FAO, com a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), disse o embaixador Florêncio de Almeida, vai viabilizar a realização e modernização das instituições de investigação científica agropecuária no país e garantir a formação de quadros angolanos. “As acções constantes do acordo inserem-se nas políticas e prioridades definidas pelo Governo angolano, que considera o desenvolvimento sustentado da agricultura vital para a diversificação da economia, da auto-suficiência alimentar e para a melhoria das condições de vida da população, em particular a população rural, que enfrenta maiores dificuldades.”

Segundo o representante permanente de Angola junto da FAO, o mais significativo é que o instrumento jurídico de cooperação é assinado em 2014, consagrado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas como o ano da agricultura familiar.

Florêncio de Almeida elogiou o trabalho de qualidade da Embrapa no apoio ao desenvolvimento da agricultura brasileira e de outros países e a assistência que a FAO presta a inúmeros países, incluindo Angola, no domínio da agropecuária.

O representante permanente do Brasil junto da FAO, embaixador Antonino Marques Porto e Santos, disse que o acordo “é uma aposta importante no futuro e um bom caminho que a cooperação trilateral sul-sul deve seguir”.

O diplomata brasileiro recordou que desde Junho de 2010 a parceria entre Angola e o Brasil tornou-se estratégica e os dois Governos comprometeram-se a trabalhar de forma ainda mais coordenada e produtiva.

Para Antonino Marques Porto e Santos, o acordo “é uma satisfação em virtude dos laços históricos, humanos e culturais que unem os dois países e povos, Angola e Brasil”.

O director-geral adjunto da FAO para a cooperação técnica, Laurent Thomas, afirmou que o acordo tripartido de cooperação sul-sul representa um marco importante no reforço da parceria existente entre Angola, Brasil e a FAO, pois vai ajudar Angola a reforçar a sua capacidade nas áreas de pesquisa agrícola e veterinária e contribuir para o impacto acelerado do desenvolvimento.

Laurent Thomas disse que o CSS é um importante mecanismo para melhorar o intercâmbio de conhecimento e tecnologia entre os países em desenvolvimento para alcançar o impacto acelerado do desenvolvimento.

Sem comentários:

Mais lidas da semana