quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

BRASIL É OITAVO PAÍS COM MAIS ANALFABETOS NO MUNDO

 


Os mais de 13 milhões de analfabetos existentes no Brasil colocam o país em oito lugar no que toca aos índices de iliteracia mundial, indica o mais recente relatório da Unesco citado pela edição brasileira da revista Exame.
 
O Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, da Unesco, revela que o Brasil é o oitavo país com mais analfabetos no Mundo. Ao todo, lê-se na edição brasileira da revista Exame, são 13 milhões os brasileiros que não sabem ler, nem escrever.
 
A par de outros novos países, como a Índia, China, Paquistão, Bangladesh, Nigéria, Etiópia, Egito, Indonésia e Congo, o Brasil é responsável por quase três quartos do número de adultos analfabetos no Mundo.
 
Atualmente, salienta a Unesco, existem 774 milhões de analfabetos no Mundo, uma taxa de iliteracia pouco inferior à 14 anos atrás, tendo apenas reduzido 1% desde 2000. Para o ano, prevê-se, contudo, que o número de analfabetos desça para os 743 milhões.
 
A redução no Brasil não é muito animadora. De acordo com a publicação, espera-se que até ao próximo ano o número de analfabetos desça dos 13,2 milhões para os 12,9 milhões.
 
De fora desta lista da Unesco está Portugal, embora o País seja referenciado quanto à mais recente polémica que envolveu os professores e o Ministério da Educação, o que, lê-se no relatório, “provocou uma competitividade entre os professores, que pode ser prejudicial para os alunos que apresentam mais dificuldades”.
 
Lusa, em Notícias ao Minuto
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana