terça-feira, 14 de janeiro de 2014

CRIAÇÃO DE INSTITUTO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TIMOR-LESTE

 

14 de Janeiro de 2014, 15:14
 
A Universidade Nacional de Timor Lorosae (UNTL) e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa, IP, assinam hoje, no Palacete Seixas, em Lisboa, Portugal, um Memorando de Entendimento que visa a criação do Instituto da Língua Portuguesa (ILP) na República Democrática de Timor-Leste, segundo comunicado no portal do Instituto Camões.
 
O Memorando de Entendimento será assinado pelo reitor da UNTL, Aurélio Guterres, e pela presidente do Camões, IP, Ana Paula Laborinho.

As duas entidades comprometem-se a “facilitar as condições físicas, humanas e legais para a execução do projeto ILP”, nos termos deste acordo.

O Instituto da Língua Portuguesa pretende promover o desenvolvimento de competências didático pedagógicas e tecnológicas para o ensino da e em Língua Portuguesa dos professores da UNTL, o desenvolvimento de competências comunicativas em Língua Portuguesa de funcionários públicos, sociedade civil e populações mais carenciadas e, ainda, o estabelecimento de parcerias com instituições universitárias dos países da Região para formação em Língua Portuguesa, segundo o Instituto Camões.

A Língua Portuguesa é, a par do Tétum, o idioma oficial de Timor-Leste, considerando-se pois que o seu efectivo domínio é um vector fundamental para o desenvolvimento socioeconómico do país, contribuindo para a sua afirmação no contexto regional e internacional.

Esta parceria surge num momento em que existe um interesse crescente pela Língua Portuguesa no país, o que cria um terreno propício ao desenvolvimento de projetos específicos, disse o Instituto.

Na mesma cerimónia celebrar-se-ão parcerias entre a UNTL e diferentes instituições portuguesas de ensino superior.

SAPO TL 
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana