quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

DUPLICIDADE DE CRITÉRIOS: GUINÉ-BISSAU EXCLUÍDA DA CIMEIRA UE-ÁFRICA

 


A posição de Bruxelas causou surpresa na capital guineense. No mesmo dia em que afastava o país da cimeira, Durão Barroso anunciou a intenção de enviar observadores às eleições gerais de Março
 
Bruxelas já anunciou não ter convidado a Guiné-Bissau para participar na Cimeira União Europeia-África, a ter lugar a 2 e 3 de Abril. Uma decisão que decorre do facto de a UE não reconhecer o governo de transição daquele país. De igual modo, Madagáscar e a República Centro-Africana foram também excluídas, precisamente pela mesma razão.
 
No entanto, a UE admite vir a mudar de posição “se daqui até à data da cimeira a situação destes países evoluir de forma positiva”, pelo que ainda “poderão vir a ser convidados”.
 
A posição da União Europeia foi acolhida em Bissau com surpresa, já que no mesmo dia em que tomou esta posição, José Manuel Durão Barroso manifestou a sua intenção de enviar observadores às eleições gerais de Março, no que é entendido nos meios políticos da capital guineense como duplicidade de critérios.
 
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana