terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Ministro australiano recusa comentar alegada recusa de barco com requerentes de asilo

 


Sydney, Austrália, 07 jan (Lusa) -- O ministro da Imigração da Austrália, Scott Morrison, escusou-se hoje comentar as notícias de que a marinha australiana recusou um barco com requerentes de asilo e o recambiou para a Indonésia.
 
A estação australiana ABC informou que o navio que transportava 47 pessoas, a maior parte do Sudão e Somália, foi forçado a voltar para as águas indonésias em meados de dezembro e acabou por ficar sem combustível.
 
O navio acabaria por encalhar numa ilha indonésia (Rote Island) a 19 de dezembro, com os passageiros a bordo a serem retirados pelas autoridades indonésias, segundo a televisão australiana.
 
"Por razões de segurança operacional, o Governo não revela, confirma ou comenta informações das atividades marítimas em relação ao programa 'Operation Sovereign Borders'", disse Morrison em comunicado
 
O 'Operation Sovereign Borders' é um programa liderado pelos militares que visa impedir as redes de tráfico de pessoas de levarem requerentes de asilo para a Austrália e que frequentemente viajam em barcos de pesca sobrelotados a partir da Indonésia.
 
Como parte da política, o Governo do primeiro-ministro Tony Abbott prometeu recambiar barcos sempre que seja seguro fazê-lo, uma medida que irritou a Indonésia, que alegou que isso violaria a sua soberania.
 
FV // JCS - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana