sábado, 11 de janeiro de 2014

MINISTRO DO INTERIOR DA GUINÉ-BISSAU AGORA É TAMBÉM QUEIXOSO

 


O ministro do Interior do Governo de transição da Guiné-Bissau, António Suca Ntchama, apresentou nesta terça-feira (07.01.) no Supremo Tribunal de Justiça uma queixa-crime contra o Procurador-Geral da República
 
Sob alegação de difamação contra Suca Ntchama e ainda violação do segredo de Justiça, o ministro do Interior acaba de apresentar no Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau uma queixa-crime contra o Procurador-Geral da República, Abdu Mané.
 
De acordo com o advogado do queixoso, Basílio Sanca, "ele decidiu mover essa queixa porque se sentiu ofendido na sua honra e reputação social enquanto ministro do Interior e sobretudo porque ele é militar. Portanto, ele sentiu-se ofendido na sua honra e decidiu apresentar uma queixa contra o Procurador-Geral da República como forma de limpar a sua imagem."
 
Recorde-se que o Procurador-Geral, Abdu Mané, afirmou que Suca Ntchama se teria recusado a ser detido depois de ser ouvido no Ministério Público no caso do embarque forçado de 74 sírios com passaportes falsos num avião da TAP para Portugal em dezembro passado.
 
Por considerar que o ministro do Interior teria agido de forma ilegal, o Ministério Público terá ordenado que o governante fosse detido para averiguações ao que este teria recusado.
 
E Abdu Mané justifica: "Em nenhuma circunstância dizer a verdade é crime, aliás, temos aqui exclusão da atipicidade. Servir-se da pompa e circunstância de que há uma queixa-crime contra o Procurador-Geral da República é um "faits divers".
 
PGR irredutível
 
O Procurador-Geral afirma com determinação que o ministro do Interior será responsabilizado pelos crimes para os quais foi indiciado: "Eu não retiro nem uma vírgula. Na Guiné-Bissau, enquanto eu for Procurador-Geral da República quem cometer crimes será responsabilizado, ninguém está acima da lei."
 
Segundo Abdul Mané, em relação ao ministro em casua foi aberto ainda outro processo: "Para além deste processo, há um outro sobre o dinheiro que desapareceu do gabinete do ministro."

O Procurador-Geral guineense considera que com a entrega da queixa-crime pretende-se apenas desviar a atenção das pessoas.
 
Mané considera e deixa entender nas entrelinhas que o ministro do Interior está a agir de má fé ao questionar: "Quem leu? Quem tornou público o relatório? Foi o próprio Governo. Agora vem dizer que é o Procurador. Se fulano for constituído suspeito é crime? E isso é tentar inverter o onus da responsabilidade."
 
Também o Procurador-Geral denunciou que nos últimos tempos tem recebido ameaças de morte: "Ameaças e boatos de que o Procurador não pode sair a determinadas horas, porque será ameaçado... fui ameaçado várias vezes. Que país é este? Eu não embarquei sírios e estou a ser ameaçado. Agora eu é que sou o responsável? Não liguei para ninguém da TAP para falar, não envergonhei a República. Vão queixar-se de mim?"
 
Uma demissão não concretizada
 
Basílio Sanca, Advogado do ministro de Interior, indicou também que o seu constituinte, que colocou o lugar à disposição do Presidente de transição, Serifo Nhamadjo, continua no seu posto de trabalho uma vez que ninguém lhe disse nada sobre o processo que decorre os trâmites no Ministério Público: "Claro que continua em funções, porque não foi exonerado, não há nenhuma acusação."

Perante a polémica instalada, o analista politico Rui Landim, considera o caso "uma palhaçada" onde o Presidente de transição é o principal responsável: "Estamos perante um simples teatro. O único e primeiro responsável é o Presidente da República que deixa o país entrar neste caos em que se encontra. Há uma desordem, uma anarquia completa."
Rui Landim mostra-se cético quanto ao desfecho do caso: "E chega-se a este momento em que se entra numa polémica estéril por um conjunto de questões que merecem respostas que não vão ter."

Nas ruas de Bissau, as pessoas já dizem que o próximo episódio da novela sírios embarcados à força no voo da TAP, vai continuar no Supremo Tribunal da Justiça.
 
Deutsche Welle – Autoria: Braima Darame (Bissau) – Edição: Nádia Issufo / António Rocha
 

6 comentários:

Anónimo disse...

Caros leitores uma coisa que se resume em duas frases sabem bem que enquanto o general presidente ainda nao for capturado por AMERICAMOS todas as pessoas da sua familia que ele proprio nomeaou nos altos postos penso que continuara a impunidade na Guiné Bissau. Na nossa Guiné uma pessoa é nomeda a um alto posto nao por sua inteligencia somente, basta pertencer a etnia do general presidente AI e do Kumba Yala. Eu ouvi o tal palhaço dito ministro do interior na televisao portuguesa a pronunciar a unica frase portanto,portanto,portanto,portanto até ao fim do seu discurso e mais nada e sem mais outra frase e mesmo assim é sempre ministro.Os outros membros golpistas o senhor NHEMEAGO SERIFO E O SENHOR TECNICO DE BURROS O RUI DE BURROS nao podem demeter-se das suas funçoes por vergonha. A Guiné Bissau continuara nesta palaçada até quando?

Anónimo disse...

O SENHOR PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA NAO TEM DA A DIZER PORQUE ELE PROPRIO FAZ PARTE DESTE BANDO ARMADO.DESTA VEZ O PROBLEMA E COM O PRESIDENTE GENERAL ANTONIO INDJAI NINGUEM TOCA A SUA FAMILIA, CUIDADO PODES LEVAR UMAS PORRADAS COMO JA ACONTECEU COM UM OUTRO GOLPISTA ORLANDO VIEGAS

Anónimo disse...

AGORA O PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA ESTA PENGUNTANDO QUE PAIS ESTE? QUERIA RESPONDE-LO QUE E UM PAIS DOS ANTONIOS INDJAIS DOS KUMBAS YALAS DOS JULIOS NHATES E DOS DABAS NA WALNAS E DOS ARMANDOS NAMONTCHES DOS NUNOS NA BIANS ETC ETC ETC. LAMENTANDO E ATE PARECE QUE ESTA COM MEDO QUE PODE RECEBER TAMBEM UMA PORRADA POR TER DIFAMADO UM DOS ANTONIOS INDJAIS

Anónimo disse...

OS NOSSOS BANDIDOS SO TRAFICAVAM ARMAS E DROGAS E AGORA MUDARAM DO RUMO POR TRAFICO DE SERES HUMANOS ELES NAO SABEM QUE NESTES ESTAO ESCONDIDOS OS PONTECIAIS TERRORISTAS. EU OUVI O FERNANDO DISPARATE VAZ A DIZER QUE NAO FOI A PRIMEIRA VEZ QUE OS FALSOS TURCOS VAO PARA PORTUGAL VIA BISSAU. NESTE CASO PERGUNTO, JA SAO RICOS COM ESTE TRAFICO? ESTE PATETAO ESTAVA TUDO ALEGRE QUANDO A JORNALISTA DA SIC O QUESTIONAVA SOBRE ESSE TRAFICO DOS FALSOS TURCOS.

Anónimo disse...

o senhor portanto portanto portanto portanto portanto portanto etc etc portanto portanto portanto este é um dicurso de um ministro da republica Guiné Bssau. Obrigado a SIC

Anónimo disse...

OH! SENHOR PORTANTO QUANDO SERA CRIADA A VOSSA PROPRIA COMPANHIA COCAKALASH AIRLINE DA DA GUINE BISSAU? O VOSSO PORTA DISPARATE NANDO VAZ PARECE QUE JA TEM POSSE DE TODAS AS LICENCAS NECESSARIAS PARA A TAL COMPANHIA!BANDIDOS IMCOMPEPETENTES!

Mais lidas da semana