quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

MISSÃO INTERNACIONAL INVESTIGA LIBERDADE DE IMPRENSA NO REINO UNIDO

 


Uma missão internacional sem precedentes iniciou hoje em Londres uma investigação às atividades do Governo britânico sobre a regulação da imprensa escrita e ao tratamento das revelações de segredos de Estado.
 
A delegação, promovida pela Associação Mundial de Jornais e Publicações (WAN-IFRA), com sede em Paris, vai manter reuniões com a secretária de Estado da Cultura, Maria Miller, o presidente do comité para a Cultura, deputado John Whittingdale, o editor do diário 'The Guardian', Alan Rusbridger, e com representantes de grupos da sociedade civil, corpos profissionais, empresários e académicos, para abordar a situação no Reino Unido, que a organização considera “preocupante”.
 
A Organização não-governamental (ONG) de defesa da liberdade de imprensa já efetuou missões similares à Etiópia, África do Sul, Líbia, Iémen, Tunísia, México, Honduras, Equador, Colômbia, Guatemala, Ucrânia, Azerbaijão ou Birmânia, mas esta é a primeira vez que se desloca ao Reino Unido.
 
 “A WAN-IFRA está profundamente preocupada pelo procedimento das autoridades britânicas face à profissão do jornalismo e pelas suas tentativas de controlar o debate público”, referiu em comunicado o dirigente da ONG, Vincent Peyrègne.
 
“As ações do Governo britânico tiveram consequências em todo o mundo, em particular na Commonwealth, e qualquer ameaça à independência do jornalismo no Reino Unido poderá ser utilizada por regimes repressivos no mundo para justificar o seu próprio controlo dos ‘media’”, acrescenta o texto.
 
“Vamos esforçar-nos por investigar todos os elementos que ameaçam a posição do Reino Unido como bastião dos ‘media’ livres e independentes e com o mesmo rigor com que abordámos, em quase 70 anos na defesa da liberdade de expressão em todo o mundo, várias situações sobre a liberdade de imprensa”, prossegue o comunicado.
 
A delegação vai reunir-se com o maior número possível de organizações para publicar em fevereiro um relatório com as conclusões da visita de delegação, e que serão divulgadas em diversos países.
 
Notícias ao Minuto
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana