sábado, 18 de janeiro de 2014

Moçambique foi o que mais investimento atraiu na África subsaariana - Relatório

 


Moçambique foi o país da África subsaariana que mais atraiu investimento bancário em 2013, valendo quase um terço dos 30 mil milhões de dólares, impulsionado por três acordos na área da energia, segundo um relatório da Reuters.
 
De acordo com o relatório que analisa as maiores transações bancárias na África subsaariana, compilado pela Reuters e citado na imprensa internacional, Moçambique, Nigéria e África do Sul foram as nações que mais atrairam os investidores internacionais.
 
De acordo com o diretor da Thomson Reuters para o Médio Oriente, África e Rússia, Nadim Najjar, só as comissões bancárias cobradas pelas instituições financeiras chegaram aos 354,5 milhões de dólares no ano passado, o que representa uma descida de 2% face às taxas aplicadas em 2012, sendo o valor mais baixo desde 2009.
 
O relatório afirma ainda, segundo alguma imprensa internacional financeira, que as fusões e aquisições (M&A - Mergers and Acquisitions) envolvendo empresas dos países da África subsaariana totalizaram 30,3 mil milhões de dólares, subindo 29% face aos valores do ano anterior, e mostram o valor mais alto na região desde 2010, ano em que chegaram aos 51,5 mil milhões de dólares.
 
A Goldman Sachs, o Barclays e o Citi foram os que mais receberam em termos de comissões por assessoria nos negócios, enquanto o Bank of America Merrill Lynch foi o que mais ganhou com os negócios de fusões e aquisições, recebendo 5,5 mil milhões de dólares, de acordo com o relatório da Thomson Reuters.
 
Lusa, em Notícias ao Minuto
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana