quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

OITO MORTOS EM CONFRONTOS ARMADOS NO SUL DE MOÇAMBIQUE - media

 


Seis militares e dois civis morreram, na terça-feira, em consequência de confrontos entre as forças de segurança de Moçambique e alegados homens armados da Renamo, na região de Homoíne, no sul do país, noticiou o diário mediaFax.
 
Segundo a edição de hoje do jornal digital moçambicano, os seis militares mortos integravam a Força de Intervenção Rápida (FIR), que, na madrugada de terça-feira, realizou uma ação militar nas localidades de Catine e Nhamungue, em Pembe, no distrito de Homoíne, província de Inhambane, contra alegados homens armados da Renamo.
 
Numa outra versão, o canal independente STV confirmou a morte dos seis agentes da FIR, mas avançou que dois homens armados da Renamo terão morrido, ao contrário do jornal, que refere baixas civis.
 
O mediaFax escreve ainda que oito agentes da FIR terão ficado feridos durante a "intensa" troca de tiros, que provocou a fuga da população local para a sede distrital de Homoíne, a cerca de 40 quilómetros da zona de confrontos e a cerca de 450 quilómetros a norte de Maputo, capital do país.
 
Até ao início desta semana, os confrontos entre homens da Renamo e as forças de defesa e segurança de Moçambique estavam circunscritos à província central de Sofala, à exceção de incidentes de pequena escala registados na província nortenha de Nampula.
 
De acordo com o Ministério da Defesa Nacional de Moçambique, os alegados homens armados procuram, em Homoíne, reativar a antiga base provincial da Renamo, que o movimento rebelde ali detinha durante a guerra civil moçambicana, ocorrida entre 1976 e 1992.
 
A província de Inhambane é uma das regiões mais desenvolvidas em termos turísticos em Moçambique, contando mais de meio milhar de unidades hoteleiras.
 
EMYP // HB - Lusa, foto António Silva
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana