domingo, 19 de janeiro de 2014

Portugal: LOTARIA POR UM SALÁRIO SEM DIREITOS

 
Tiago Mota Saraiva – jormal i, opinião
 
Os resultados do concurso para bolseiros foram finalmente divulgados. 91% dos 3433 candidatos a bolsas de doutoramento e 90% dos 2100 candidatos a bolsas pós-doutoramento ficaram sem bolsa. Muitos dos candidatos viam neste concurso a última oportunidade de permanecer no país, ainda que concorressem por um contrato a prazo, mal pago e sem parte dos direitos consagrados a outros trabalhadores no Código do Trabalho. O governo tratou de transformar este concurso numa lotaria, de sorte pouco provável.
 
Sem dar mostras do “inconseguimento frustracional” de Assunção Esteves, Pires de Lima repreendeu os investigadores intimando-os a trabalhar debaixo da asa dos grandes grupos económicos. Por outro lado, o ministério de Nuno Crato viu nos resultados uma oportunidade para os azarados concorrerem a fundos comunitários sujeitando-se à “livre concorrência”.
 
Contudo, aos microfones da TSF, uma ex-bolseira lembrou, e bem, que por mais fantástico que sejam os projectos de investigação, para concorrer a fundos comunitários é preciso ter experiência, a tal, que deixaram de poder ter em Portugal.
 
Na verdade, o asfixiamento de sectores estruturantes é um dos eixos fundamentais da intervenção da troika em Portugal. Pretende-se que, a prazo, não seja produzido conhecimento e investigação científica independente.
 
Com os cortes realizados torna-se praticamente impossível instituições e bolseiros a trabalhar em Portugal conseguirem construir projectos de investigação financeiramente sustentáveis sem dependerem de privados, na verdade, das grandes empresas. Por outro lado, cria-se uma oportunidade fantástica para outros países virem buscar a Portugal os melhores profissionais a preços de saldo. Não será por acaso que o governo alemão lançou o programa “the job of my life”, cujo principal alvo são os cidadãos qualificados a trabalhar em países como o nosso.
 
Escreve ao sábado
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana