quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Presidente brasileira defende educação para crescimento na América-Latina - CELAC

 


A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, defendeu a melhoria da educação na América-Latina como alicerce do crescimento na região, num discurso proferido na segunda cimeira da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) divulgado hoje.
 
"Sabemos que a educação é condição para fazer face a um duplo desafio: por um lado, moldar nações democráticas, garantindo a perenidade da erradicação da miséria e da pobreza. Por outro, alicerçar o nosso crescimento na tecnologia e na inovação", disse Rousseff na terça-feira.
 
A cimeira da Celac ocorre em Havana, capital cubana, desde terça-feira, e tem como tema a luta contra a fome, a pobreza e as desigualdades na região. O último compromisso dos chefes de Estado e Governo dos países latino-americanos e caribenhos no evento será hoje.
 
Rousseff afirmou ainda que o tema da cúpula é "central" para a região,e que o objetivo dos países deve "criar uma geração de jovens que tenham qualidade técnica", incentivando a formação de pesquisadores,cientistas e inovadores.
 
Segundo a presidente brasileira, a região "tem muito por fazer" em matéria de inclusão social e redução da desigualdade, mas que foram dados passos e há resultados bons para se mostrar. Rousseff realçou que a América-Latina e o Caribe diminuíram as porcentagens de pessoas na pobreza e na pobreza extrema nas últimas décadas.
 
No discurso, defendeu também a integração regional para reforçar o combate à pobreza e a transformação dos países a países desenvolvidos.
 
FYB // APN – Lusa – foto Adalberto Roque / POOL/AFP POOL
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana