segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Protestos antigovernamentais bloqueiam votação antecipada na capital tailandesa

 


Banguecoque, Tailândia, 26 jan (Lusa) - Manifestantes antigovernamentais bloquearam hoje a entrada de várias assembleias de voto na capital tailandesa, Banguecoque, impedindo a votação antecipada para as eleições gerais de 02 de fevereiro, informou a agência Efe.
 
Pelo menos 35 das 50 assembleias de voto da cidade foram obrigadas a cancelar o processo devido às manifestações contra as eleições, de acordo com o diário The Nation.
 
Grupos de manifestantes mobilizaram-se durante a madrugada para a entrada das assembleias de voto antes da sua abertura, tendo colocado correntes com cadeados nas portas, segundo a Efe.
 
Mais de dois milhões de pessoas que se registaram para a votação antecipada, a maioria estudantes e trabalhadores que não poderão exercer o direito de voto no dia da eleição, tinham sido hoje chamadas a votar, segundo os dados da Comissão Eleitoral tailandesa.
 
Os mesmos eleitores terão uma nova oportunidade no dia das eleições, de acordo com a diretora da comissão eleitoral de Banguecoque, Veera Yeephare.
 
O mesmo organismo constatou que a votação antecipada decorre com normalidade nas províncias do centro, norte e noroeste da Tailândia, mas que no sul foi também bloqueada.
 
A oposição reivindica a demissão do governo e uma reforma do sistema político por um conselho popular não eleito de 400 membros nos próximos 12 a 15 meses.
 
O governo tailandês recusou-se até agora a utilizar a força contra os protestos, apostando em eleições antecipadas.
 
PNE // PNE - Lusa
 
Líder da oposição na Tailândia morto a tiro em Banguecoque
 
Banguecoque, 26 jan (Lusa) -- Um dos líderes das manifestações que decorrem há semanas na Tailândia foi hoje morto a tiro em Banguecoque, enquanto discursava para uma multidão, anunciou a oposição, citada pelas agências internacionais.
 
"Suthin Taratin foi alvejado na cabeça enquanto fazia um discurso", disse o porta-voz do movimento da oposição, Akanat Promphan numa declaração às televisões.
 
O centro de emergência Erawan confirmou que um homem foi morto a tiro, sem precisar a sua identidade, e que nove outras pessoas ficaram feridas durante o mesmo ataque.
 
Manifestantes antigovernamentais bloquearam hoje a entrada de várias assembleias de voto na capital tailandesa, Banguecoque, impedindo a votação antecipada para as eleições gerais de 02 de fevereiro.
 
Pelo menos 35 das 50 assembleias de voto da cidade foram obrigadas a cancelar o processo devido às manifestações contra as eleições, de acordo com o diário The Nation.
 
ARP // SO - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana