quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

São Tomé e Príncipe: VIRA A CASSETE E TOCA “TIRA A MÃO DA MINHA CHUCHA”

 

José Maria Cardoso – Téla Nón, opinião
 
Há mais de um mês que os são-tomenses aguardavam que o Presidente da República atendesse as queixinhas de Natal do MLSTP/PSD, em reserva de direito eleitoral de segunda força partidária mais votada nas legislativas de 2010 para remodelar ao XV governo constitucional.
 
Mas antes. É humano e solidário um olhar a mais recente agressão violenta que um jovem da Trindade foi vítima por um representante eleito pelo povo para levar voz ao parlamento. Notícias indicam que Joy da Trindade numa discussão com o deputado Deolindo da Mata, supostamente, para a organização da base eleitoral do MLSTP/PSD em Mé-Zóchi, o seu Secretário Distrital numa visão contrária passou de palavras ao acto.
 
Uma garrafa de cerveja na cabeça dura do militante. O estado a lamentar em que ficou a face esquerda do jovem Joy – 22 pontos com mais dois no peito – não deixa suspeição na malvadez reflectida ou não.
 
Será que a política em São Tomé e Príncipe deixou ao baixo nível dos homens? Vice-versa. Será que os homens desceram ao baixo nível da política?
 
Não bastará a responsabilização política do deputado que é Secretário da mesa da Assembleia Nacional. Um golpe dessa natureza que vai deixar sequelas ao agredido deve encontrar responsabilização criminal que possa reparar os danos físicos e, não só.
 
O pugilismo de 2012 na Casa do Povo deve estar na mesa do Diálogo Nacional para que até ao próximo acto eleitoral não se venha ter um país em cenas violentas quando a democracia emana a liberdade na diferença de pensar. Ainda é fresca, a imagem de um cidadão eleitor que em pleno domingo das últimas presidenciais foi vítima da bala disparada pelo segurança de um governante de ADI.
 
O Decreto Presidencial nº 3/2014 de 20 de Janeiro, coincidentemente dia histórico, vigésimo terceiro aniversário do derrube do partido em contra direcção com a retumbante vitória eleitoral do PCD, a vista nua, parece não trazer nada de novo na consolidação dos eventos democráticos.
 
Se no passado em referência o MLSTP/PSD perdeu, na última segunda-feira, o partido saiu objectivamente a ganhar. Tem no governo, o seu Secretário-Geral, Fernando Maquengo, com uma pasta estratégica, a do ministério das Obras Públicas, dos Recursos Naturais e do Meio Ambiente cujo ministro expulso, Osvaldo Abreu, não se cansava de anunciar e inaugurar obras. Esmolas a traduzir em votos eleitorais como é praxe na política, caso a cúpula enveredasse pelo trabalho de casa.
 
O partido vê também reequilibrado o lugar assaltado pelo MDFM-PL, força política sem expressão eleitoral em 2010 – um deputado entre os cinquenta e cinco homens do parlamento – que beneficiou de mais um governante na recente nomeação de Adelino Lucas, Secretário de Estado adjunto do 1º Ministro para a Comunicação Social.
 
Não menos relevante, é o regresso de Maria Tomé ao executivo, em substituição de Leonel Pontes “sentenciado pelos dólares da saúde do povo enfermo” para assegurar a outra fatia do bolo do MDFM-PL no ministério da Saúde e dos Assuntos Sociais.
 
Natália Umbelina, na pasta de Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades ao que parece conseguiu pôr os seus rapazes diplomatas em ordem. Encontrou companhia para virar a cara e partilhar conversas de senhoras.
 
O PCD esteve nas tintas. Não se incomodou com a mexida governamental e até viu o seu ministro conotado com o mistério de arroz podre a ser agraciado pela ventania turística que passou pernas a transacção comercial, passando a uma nova nomenclatura, a do Ministério do Turismo, Comércio e Indústria.
 
A forçada criação de mais uma pasta executiva para gasto público, a do Secretário de Estado das Infra-estruturas e do Meio Ambiente entregue ao militante do MLSTP/PSD, José Maria Amado Fonseca, alarga aos ganhos de Jorge Amado que nem por isso, consegue unir um partido de camaradas mascarados em luta de tachos, a assobiar ao seu derrube quanto cedo do possível.
 
A questão por detrás da exoneração de Osvaldo Abreu foi matada pelo pedido de demissão do ex-ministro, tornado público, que nem arrefeceu na mesa de Gabriel Costa, pior ainda, na dos despachos de Pinto da Costa. Foi uma corrida dos diabos. Ao contrário do normal de prestação de serviço público, o pedido de demissão de 20 de Janeiro, encontrou decisão presidencial na hora.
 
O fantasma adquirido de choques com o presidente Jorge Amado, não é convincente, caso seja evidenciado os supremos interesses da Nação. Tratando-se de mentes mínguas dos políticos da praça e da luta pelos interesses obscuros, não é difícil, decifrar até ao longe vai o oportunismo político em São Tomé e Príncipe.
 
Vaiado pela Comissão Política do seu partido, o demissionário Osvaldo Abreu vai engolir o veneno num suicídio político ou prefere organizar as tropas para dar assalto ao partido com a força juvenil que, aparentemente, o próprio Pinto da Costa chamou para o seu comando operativo numa perspectiva de preparação combativa dos jovens a assumir em breve trecho aos destinos das ilhas?
 
Finalmente, a imprensa são-tomense com os tentáculos de um jornal digital, o Téla Nón, chamou para si o quarto poder, lugar que lhe é devido na democracia.
 
Todavia, há meio ano do mais expectante acto eleitoral nos continuados ensaios da democracia à são-tomense, os eleitores ficam com nada ou muito pouco por escolher.
 
Da semana passada vinha a bomba do Téla Nón fuzilando aos «rapazes do Presidente da República e do Primeiro-Ministro». Num exclusivo de top a obrigar congestão nas hastes adversárias, o mesmo jornal, sem dar tempo aos festejos da desgraça alheia, abriu esta semana com o bombardeamento dos «rapazes do ex-Primeiro Ministro», nas pessoas de Agostinho Fernandes e Carlos Stock, antigos ministros de Patrice Trovoada que também fabricaram sociedades privadas, em benefício de oportunidades executivas, numa clara promiscuidade privado-negócio-política.
 
O antigo ministro do Plano e do Desenvolvimento no XIV Governo, Agostinho Fernandes, não perdeu tempo. Desafiou que em vésperas de eleições não aceita o seu nome entrar na terra lamacenta dos seus adversários. Jurou que jamais lesou aos interesses do Estado são-tomense com a sociedade que criaram enquanto governantes. A ressonar, apenas responderam ao aconselhamento de um Banco que lhes beneficiou de um crédito. Garantiu que o ministério ao seu cargo realizou vários concursos públicos, mas o seu «Kilimanjaro» não lambeu qualquer dedo de mel.
 
Trouxe a memória o infantilismo de iônô peixe com que a tradicional mãe devia largar água para os pratos da família. Ninguém assume ter iônôdo peixe que todos afirmam, só pode ser obra do gato.
 
A lei-quadro que regula a prática da engorda petrolífera de gatos pintados, é clara na recusa de quem é convidado, assim como o é para quem já exerce cargos concretos. Se Pinto da Costa cortou pescoço ao Osvaldo Abreu, que ilações a retirar pela ADI, caso pretenda separar o joio do trigo? De falsos profetas o paraíso tem lista infindável.
 
Nesse olhar atento aos pratos da casa, os propósitos da actualidade lançam aos observadores a um pé na ópera que se vai cantando para lá das fronteiras. Em França, por causa da dieta tropical do presidente François Hollande, neste momento os franceses entretêm-se com as boas práticas ocidentais na contingência de trazer ao debate, o que é isto de privado e do público.
 
O eventual «escândalo sexual» do presidente Hollande servido em simultâneo pelas duas mulheres, a oficial e a “escondida” privada, com uma outra novela de 2007, anterior ao alto cargo, no corte de relação com a sua ex-mulher, a mãe dos seus quatro filhos, assinala do quanto não é pacífica a vida privada da pública na convivência política.
 
Ainda lá fora, da China, os altos dirigentes, seus familiares e empresários ligados a empresas públicas são apanhados com negócios milionários em paraísos fiscais num «escândalo» com contornos sombrios do privado-política, tentadores a doutrina do Estado comunista.
 
Auscultando aos sentimentos da opinião pública, testemunhos geracionais, já comungam o perdão aos mais velhos da independência e da ditadura numa condenação sem precedentes aos democratas e corruptos que não deram a aprender aos miúdos da esperança e da indignação instrumentos éticos e morais para elevarem o país ao desenvolvimento sem atropelar sinais proibitivos legislados aos olhos do povo que reclama a boa gestão da coisa pública são-tomense.
 
Jorge Amado é que não pode esfregar as mãos com as lamúrias de Osvaldo Abreu. Deve ter consciência que ganhou uma batalha donde sai sangrentamente ferido. Até Julho há muitos combates pela frente e não ter Osvaldo Abreu na sua trincheira, os inimigos internos, ou politicamente falando, as outras tendências no partido, vão decerto aproveitar ao exaltar do ex-ministro para aplicar o golpe final ao líder.
 
O engenheiro Osvaldo Abreu estará a altura do jogo de cintura e retirar para si as desavenças dos democratas conotados de geração corrupta? Com a experiência técnica consolidada na gestão política no executivo, vai liderar a ala de esperança e da indignação no seio do MLSTP/PSD? Ou sai por aí a gritar os lamentos aos surdos da feira má lúngua?
 
Para o alerta deixou três páginas de obras realizadas e realizáveis. Será o suporte da sua moção a apresentar ao congresso extraordinário?
 
Depois de 2011 de Aurélio Martins que não conseguiu reformar os democratas para corta-fitas – correu mais que a força das suas pernas – é timing certo de Osvaldo Abreu, mesmo desdenhado por alguns indignados que já lhe vendem a arrogância do poder, assumir os ventos que lhe são favoráveis no seio do seu partido.
 
Pinto da Costa não vai mandar para casa os seus «rapazes» Diallo Pires dos Santos, assessor para a Descentralização e Autarquias Locais e Gika Simão, director de Protocolo da presidência da república. Não!?
 
O Presidente da República sob proposta do Primeiro-Ministro pode cortar cabeça a qualquer membro do governo, nada a haver nem a achar com os seus assessores que, com a empresa criada não lesaram interesses públicos. O mesmo com que pode descansar Wando Borges Castro, o director do Gabinete do Primeiro Ministro.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana