sábado, 18 de janeiro de 2014

Secretário de Estado português inicia amanhã visita à Guiné Equatorial

 


O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira, inicia no domingo uma visita oficial de dois dias à Guiné Equatorial, país que pretende aderir à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
 
Numa nota hoje enviada às redações, o Ministério dos Negócios Estrangeiros indicou que a visita tem por objetivo "contribuir para o reforço das relações entre os dois Estados".
 
Durante a visita, Luís Campos Ferreira irá reunir-se com as principais figuras da República da Guiné Equatorial: o Presidente Teodoro Obiang e o primeiro-ministro Vicente Ehate Tomi.
 
O secretário de Estado português terá ainda reuniões com os ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (Agapito Mba Mokuy), das Minas, Indústria e Energia (Gabriel Lima), da Informação, Imprensa e Rádio (Federico Abaga), da Aviação Civil (Fausto Fuma), da Cultura e Turismo (Guillermina Mekuy Mba Obono) e da Educação e Ciência (Jesús Engonga Ndong).
 
"No decurso desta visita (...) serão assinados dois protocolos de cooperação: o protocolo de cooperação para a promoção e difusão da Língua Portuguesa e o memorando de entendimento sobre o estabelecimento de programas de Formação Especial entre ambas as administrações", referiu a mesma nota informativa do ministério.
 
Por ocasião da visita de Campos Ferreira, será ainda inaugurada uma exposição alusiva ao Fado -- Património da Humanidade, bem como irá decorrer um concerto da fadista portuguesa Katia Guerreiro no Centro Cultural de Malabo, capital da Guiné Equatorial.
 
O secretário de Estado vai ainda reunir-se com a comunidade portuguesa residente na Guiné Equatorial.
 
A Guiné Equatorial, país liderado por Teodoro Obiang desde 1979 e considerado um dos regimes mais fechados do mundo por organizações de direitos humanos, tem estatuto de país observador na CPLP desde 2006, mas o processo de adesão tem sido adiado, devendo voltar a ser discutido na próxima cimeira da organização lusófona, em Díli, capital de Timor-Leste, prevista para julho de 2014.
 
Em dezembro último, Luís Campos Ferreira admitiu que ainda existia "um caminho a percorrer" até uma eventual adesão da Guiné Equatorial à CPLP, mas mostrou-se "profundamente convencido" de que o processo terá um "final feliz".
 
Na altura, no âmbito de uma conferência em Lisboa sobre a candidatura da Guiné Equatorial a membro de pleno direito da CPLP, o governante sublinhou que o país africano ainda tinha "um caminho a percorrer, quer na promoção e uso efetivo da língua portuguesa, quer em matéria de direitos humanos, designadamente a adoção de uma moratória sobre pena de morte".
 
Na mesma ocasião, Campos Ferreira indicou que iria visitar a Guiné Equatorial no início do ano "para consolidar iniciativas de cooperação", mas também para anteceder "uma provável visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros" português, Rui Machete.
 
Lusa, em Notícias ao Minuto
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana