quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Timor-Leste lança na quinta-feira campanha da ONU "Desafio Fome Zero"

 


Díli, 08 jan (Lusa) - O Governo timorense e as Nações Unidas lançam na quinta-feira em Díli a campanha "Desafio Fome Zero" com o objetivo de eliminar a fome em Timor-Leste.
 
O lançamento da campanha vai decorrer no parlamento timorense, antes do início do debate do Orçamento do Estado para 2014, e vai contar com a participação da princesa da Tailândia Maha Chakri Sirindhorn, do primeiro-ministro, Xanana Gusmão, do presidente do parlamento, Vicente Guterres, e da conselheira especial do secretário-geral da ONU para Timor-Leste, Noellen Heyzer.
 
"O objetivo é defender o direito a alimentos adequados para todos os homens, mulheres e crianças, bem como assegurar que os sistemas alimentares são sustentáveis e sólidos", afirmou Xanana Gusmão, na quarta-feira, num jantar oferecido à princesa da Tailândia, que iniciou na terça-feira uma visita oficial a Timor-Leste.
 
Segundo o primeiro-ministro timorense, a campanha vai reforçar os "planos de Timor-Leste para a erradicação da fome".
 
A campanha conta com o apoio da Tailândia, da Comissão Económica e Social para a Ásia-Pacífico das Nações Unidas e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
 
Segundo os indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, em 2009 em Timor-Leste cerca de 45 por cento das crianças com menos de cinco anos de idade tinham prevalência de baixo peso.
 
Em 2012, um relatório sobre fome e má nutrição divulgado pela organização Save The Children, referia que mais de 50 por cento das crianças timorenses sofre de má nutrição e Timor-Leste é o terceiro país do mundo com maior número de crianças subnutridas.
 
MSE // VM - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana