quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Timor-Leste: Primeira-dama visita criança de 2 Anos com retino plastoma…

 


…em "estado reservado" à espera de ser evacuada

A primeira-dama Isabel Ferreira visitou uma criança de dois anos internada no serviço de pediatria, em “estado reservado”, com um cancro com o nome de retino plastoma, no Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV), no sábado passado, em Díli, Timor-Leste.

Esta visita da primeira-dama foi realizada segundo uma notícia que saiu num órgão de comunicação e chamou a atenção da própria.

De acordo com as informações apuradas, pelo gabinete da primeira-dama, a criança tem um prognóstico “muito reservado”, pois tem um cancro denominado de “Retino Plastoma” num dos seus olhos em fase já avançada.

Neste momento o olho está entubado e o processo encontra-se em fase de referência urgente para a Indonésia.

De acordo com o que o gabinete da primeira-dama conseguiu apurar, a família por desconhecimento da doença e talvez por receio em aceder aos serviços de saúde, deixou o caso prolongar-se cerca de cinco meses.

Segundo fontes hospitalares, neste tipo de cancro, a criança deveria ter sido atendida nos primeiros sinais da doença, em virtude da rapidez com que alastra e estende as suas ramificações. Este tipo de cancro consome sangue de maneira exagerada, pelo que a criança tem também uma “anemia severa”.

Os primeiros sintomas da doença manifestaram-se com uma comichão no olho direito, seguiu-se uma espécie de “catarata”, que deixou o olho totalmente branco. De seguida, apareceu os primeiros sinais de “sangue no olho”, originado uma “bola de sangue” provocando um inchaço do olho.

Segundo informação do gabinete da primeira-dama, os pais tinham visitado pela primeira vez o posto de saúde de Hatolia, Ermera, no passado dia três de novembro. Não se encontrava lá nenhum médico e a criança foi atendida por um enfermeiro do qual foram receitados medicamentos, sem nenhum tratamento específico.

Face ao crescimento da bola de sangue e sem quaisquers sinais de melhoramento, os pais visitaram novamente o posto de saúde de Hatolia. Pediram para o enfermeiro transferir a criança para Díli, do qual obtiveram uma resposta negativa, por não haver ambulância, nem transporte disponível.
 
A 5 de janeiro (domingo), o pai foi obrigado a transportar de motorizada o seu filho. Desde esse dia que o menino se encontra internado no HNGV, onde está a ter tratamento adequado.

Contudo, os pais sabem que o caso não pode ser resolvido em Timor-Leste, por falta de meios adequados.

Neste momento, o menino está a aguardar para ser transportado para o exterior. A Indonésia será uma hipótese, segundo informação do gabinete da primeira-dama.

Cada dia que passa, o estado da criança tende a piorar e são menos as hipóteses de sucesso na cura.

Desde o dia que o Gabinete da primeira dama recebeu a informação (11 de janeiro) até ao dia de ontem ainda não foi possível fazer a evacuação por falta de certidões de baptismo ou RDTL, que segundo a informação só chegaram ontem.

O caso foi submetido pelo HNGV ao Ministério da Saúde ontem para efeitos de processo de referência ao exterior e aguarda decisão.

SAPO TL 
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana