segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Timor pede em Haia respeito pela sua soberania e documentos apreendidos pela Austrália

 


Díli, 20 jan (Lusa) - Timor-Leste pediu hoje ao Tribunal Internacional de Justiça respeito pela soberania do país e a restituição dos documentos confidenciais apreendidos pela Austrália durante rusgas ao advogado australiano que defende os timorenses nas acusações de espionagem.
 
"Os nossos advogados apresentaram durante cerca de duas horas a nossa argumentação. Estamos a pedir medidas provisórios no sentido de garantir que os documentos sejam entregues ao Tribunal Internacional de Justiça (TIJ)", afirmou, contactado por telefone pela agência Lusa, o chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres.
 
O ministro, que se encontra em Haia, Holanda, a acompanhar o processo, afirmou que o caso tem a ver com o "respeito pela soberania de Timor-Leste por causa das rusgas efetuadas" pela Austrália.
 
Timor-Leste pediu no passado 18 de dezembro ao TIJ que ordene à Austrália a restituição dos documentos confidenciais apreendidos durante buscas ao escritório e residência do advogado australiano que representa o país no caso das acusações de espionagem durante as negociações de um tratado sobre o petróleo e gás no mar de Timor.
 
O processo de espionagem também está a ser tratado em Haia, mas pelo tribunal arbitral, devendo a primeira audiência ser realizada em fevereiro.
 
"Os documentos são de elevada importância estratégica e é uma clara violação da nossa soberania", insistiu o chefe da diplomacia timorense.
 
Segundo José Luís Guterres, na terça-feira o TIJ vai ouvir a posição da Austrália e na quarta-feira vão ser feitas as argumentações finais dos dois países.
 
"A decisão será conhecida dentro de algumas semanas por causa da urgência do processo", disse também José Luís Guterres.
 
MSE // VM - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana