segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

UE avalia possibilidade de enviar observadores para as eleições gerais na Guiné-Bissau

 


Uma missão exploratória da União Europeia (UE) está na Guiné-Bissau para avaliar a possibilidade de destacar observadores para as eleições gerais de 16 de março, anunciou hoje a delegação guineense da UE em comunicado.
 
A missão exploratória é composta "pelos serviços técnicos da UE e por peritos eleitorais independentes".
 
Os membros têm reuniões agendadas com autoridades de transição, autoridades eleitorais, partidos políticos, sociedade civil, meios de comunicação social e representantes de organizações internacionais.
 
"As conclusões e recomendações desta missão servirão de base para a decisão final a ser tomada em breve pela Alta Representante da União Europeia para a Politica Externa e de Segurança, Catherine Ashton", refere o comunicado.
 
A UE enviou missões de observação eleitoral as eleições de 2005, 2008 e 2009 e uma missão de peritos eleitorais as eleições presidenciais antecipadas de 2012, interrompidas por um golpe de Estado, acrescenta o documento.
 
As eleições gerais (legislativas e presidenciais) de 16 de março de 2014 já estiveram marcadas para 24 de novembro, mas a Guiné-Bissau não as conseguiu preparar a tempo e serão as primeiras após o golpe de Estado de abril de 2012.
 
Lusa, em RTP
 

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma vez a uniao europeia e a uniao africana vao envivair de novo os observadores para as proximas eleicoes presidencias para mim é mais um gasto inutil. Sera que desta vez esses observadores vao poder evitar a peste a colera e golpes urnas? Creio que nao porque ja estiveram presentes nas ultimas eleicoes que foram interrompidas por kumba yala e o seu general presidente Antonio Indjai e sem a intervençao dessas organizaçoes internacionais. A Guiné Bissau é contrario de todos os paises do mundo,o Kumba Yala finziu retirar-se porque ja escolheu aquele que sera o novo presidente.Quem sabe que sera o proprio o actual presidente Antonio I.Ouvi o discurso do senhor NHEMEAGO SERIFO o dito presidente dos palhaços sobre a inpunidade na Guiné Bissau.Este traficante nao tem nenhuma vergonha na sua cara. Espero que tarde que seja chegara o dia por enquanto podem manter a guiné assim porque sao mestres do mundo. Abaixo os bandidos golpistas,viva a GUINE BISSAU

Mais lidas da semana