quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

AUSTRÁLIA NOMEIA PETER DOYLE NOVO EMBAIXADOR EM TIMOR-LESTE

 

Díli, 12 fev (Lusa) - A ministra dos Negócios Estrangeiros e Comércio da Austrália, Julie Bishop, anunciou hoje, em comunicado à imprensa, que o diplomata Peter Doyle vai ser o novo embaixador em Timor-Leste.
 
"É esperado que a sua nomeação ocorra este mês para substituir Miles Armitage", atual embaixador da Austrália em Timor-Leste, afirma no comunicado a chefe da diplomacia australiana.
 
Peter Doyle ocupou recentemente o posto de embaixador na Turquia e chefe de missão da secção política e económica do Alto Comissariado da Austrália na Malásia.
 
No comunicado, a ministra dos Negócios Estrangeiros australiana reafirma a disponibilidade da Austrália para continuar a apoiar Timor-Leste no desenvolvimento dos setores considerados prioritários pelo Governo timorense, nomeadamente saúde, educação, água e saneamento, agricultura e governação.
 
"A Austrália continua a apoiar a estabilidade em Timor-Leste através dos programas de cooperação bilateral nos setores da defesa e segurança", salientou, destacando igualmente os interesses conjuntos na exploração de petróleo e gás.
 
Peter Doyle vai iniciar as suas funções de embaixador numa altura em que o tribunal arbitral de Haia, na Holanda, se prepara para a primeira sessão relativa às acusações de alegada espionagem feitas pela Austrália a Timor-Leste.
 
Timor-Leste acusou formalmente a Austrália, em final de 2012, junto daquela instância jurídica, de alegada espionagem quando estava a ser negociado o Tratado sobre Certos Ajustes Marítimos no Mar de Timor (CMATS), em 2004.
 
Na sequência da queixa apresentada pelos timorenses, foi criada uma arbitragem internacional, cuja primeira sessão vai ocorrer este mês.
 
Timor-Leste insiste que devido à espionagem os australianos tiveram acesso a informação confidencial sobre o petróleo e o gás no Mar de Timor, relevante para os negociadores timorenses, e que prejudicaram o país durante as negociações do CMATS, assinado em 2006.
 
Com a arbitragem internacional, Timor-Leste pretende ver o tratado anulado, podendo negociar a delimitação das fronteiras marítimas e, assim, tirar todos os proveitos da exploração do Greater Sunrise.
 
Aquele campo de gás está situado a cerca de 100 quilómetros da costa sul marítima timorense e, segundo peritos internacionais, se forem delimitadas as fronteiras marítimas de acordo com a lei internacional o Greater Sunrise ficará situado na zona exclusiva económica de Timor-Leste.
 
O CMATS determina que os resultados da exploração do Greater Sunrise, que vale biliões de dólares, são repartidos igualmente entre os dois países e impede a definição das fronteiras marítimas entre Timor-Leste e a Austrália durante um período de 50 anos.
 
MSE // VM - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana