quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

BRASIL É “MAU EXEMPLO” PARA LIBERDADE DE IMPRENSA SÓ SUPERADO POR ANGOLA


RELATÓRIO DENUNCIA

Folha 8 – 14 fevereiro 2014

O Brasil, onde cinco jor­nalistas foram as­sassinados em 2013, é apontado como um “mau exemplo” para a liberdade de im­prensa pelos Repórteres Sem Fronteiras, que indica Cabo Verde como o me­lhor dos países lusófonos.

Segundo o relatório anual da organização, o Brasil tornou-se no mais mor­tífero país do hemisfério ocidental para a imprensa, lugar antes ocupado pelo México.

Os Repórteres sem Fron­teiras (RFS) destacam que a cobertura diária dos acontecimentos no Brasil “expõe os jornalistas a pe­rigo físico” e colocou-os entre os alvos da “repres­são policial” dos protestos que se realizaram no ano passado.

As manifestações – contra a subida dos preços dos transportes e os gastos de­correntes da organização do Mundial de Futebol de 2014 e dos Jogos Olímpi­cos de 2016 – “levantaram questões sobre o modelo comunicacional dominan­te e evidenciaram os méto­dos de terror ainda usados pela polícia militar”, sus­tenta o relatório.

Nos protestos, “cerca de cem jornalistas foram víti­mas de actos de violência, mais de dois terços dos quais atribuídos à polícia”, contabilizam os RSF.

O Brasil surge lado a lado com Estados Unidos como os “gigantes” que dão “maus exemplos”. A “potência emergente” teve “condições para de­senvolver uma ponderosa sociedade civil” durante os governos de Lula da Silva, mas, “infelizmente”, não “deu à liberdade de imprensa uma posição de destaque”, criticam.

“O crime organizado e a sua infiltração no apa­relho de Estado são um obstáculo ao trabalho da comunicação social e, em particular, da investigação jornalística”, concretiza o relatório.

O Brasil é também um país, tal como outros no conti­nente americano, onde “a posição dos jornalistas é muitas vezes enfraquecida pela (…) nefasta subjugação da imprensa, especialmen­te a regional, aos centros de poder e de influência política”.

Especificamente, “o fenó­meno dos ‘coronéis’, políti­cos regionais que são tam­bém homens de negócios e proprietários de órgãos de comunicação, constitui um grande obstáculo ao plura­lismo e à independência da informação”, considera a organização.

Por tudo isto, o Brasil sur­ge no 111.º lugar no índice da liberdade de imprensa (em 2013 estava em 108.º) e, entre os países da comuni­dade lusófona, está apenas acima de Angola (que ocu­pa o 124.º lugar).

Os RSF “condenam a contí­nua intimidação dos repór­teres de investigação pelas autoridades angolanas”, mencionando o “exemplo mais recente” de três jor­nalistas detidos “por en­trevistarem um grupo de jovens manifestantes anti­governo”.

A organização – que em 2013 classificou o país em 130.º lugar – destaca o caso de Rafael Marques, que “tem sido particularmen­te sujeito” a “perseguição” desde que escreveu o livro “Diamantes de Sangue”, sobre a zona diamantífera de Angola.

A atitude das autoridades angolanas “reflecte o medo do Governo sobre o que ele tem investigado”, con­clui o relatório, mencio­nando os processos judi­ciais instaurados por nove generais angolanos contra Rafael Marques.

“A difamação continua a ser um crime punido com prisão em Angola”, denuncia a organização, sublinhando que as autori­dades tentam “silenciar os jornalistas que expõem a corrupção no Estado ou no sector privado”.

Os RSF expressam “apoio sem reservas” às organi­zações de direitos huma­nos e instam o Governo a “respeitar” os jornalistas, que “informam o povo an­golano”.

No índice da liberdade de imprensa, Timor-Leste está na 77.ª posição (em 2013 estava em 90.º), Mo­çambique na 79.ª (descida de seis posições) e Guiné­-Bissau na 86.ª (subida de seis lugares).

Cabo Verde é o melhor exemplo entre os países lusófonos, ocupando o 24.º lugar (subiu um degrau), seis posições acima de Portugal (que desceu dois lugares).

Sem comentários:

Mais lidas da semana