quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

ENTRADA DA GUINÉ EQUATORIAL DESTRÓI CREDIBILIDADE DA CPLP - Ana Gomes




A entrada da Guiné Equatorial para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai destruir a credibilidade da organização, disse hoje a eurodeputada socialista Ana Gomes.

Conhecida que é a sua posição contra a entrada do país na organização lusófona, a eurodeputada falava à Agência Lusa a propósito do anúncio, hoje em Maputo, de que os ministros dos Negócios Estrangeiros da CPLP recomendaram a adesão da Guiné Equatorial.

“Eu e muita gente vamos continuar a mobilizar-nos para impedir” a adesão, porque se tal acontecer “é a destruição da credibilidade da CPLP”, disse Ana Gomes.

“Já bem basta o que temos lá dentro (da CPLP) em termos de não demonstrar tolerância e de não ter respeito por compromissos da organização em termos de direitos humanos”, adiantou.

Para a eurodeputada, deixar entrar “um dos países mais corruptos, onde o Presidente e os seus filhos são investigados por branqueamento de capitais”, é “enterrar a CPLP”.

Ana Gomes lembrou que ainda na quarta-feira o Parlamento Europeu debateu um relatório da organização internacional Freedom House no qual a Guiné Equatorial aparece “entre os piores dos piores” em termos de liberdade de expressão e de reunião, só atrás da República Centro Africana.

Afirmando que “infelizmente” não ficou surpreendida com a decisão dos ministros, Ana Gomes comentou a decisão considerando que “bem podem limpar as mãos à parede”.

FP // JMR – Lusa – foto João Relvas

Leia mais em Página Global sobre GUINÉ EQUATORIAL

1 comentário:

Anónimo disse...

ENTIDADE REDUTORA!

Esta senhora, "EURODEPUTADA", parece das tais que está sempre à procura de andar "orgulhosamente só" em relação a África... valendo-se dum encosto europeu, ou seja: assistindo de plateia, ou envergando a toga dum juiz "acima de qualquer suspeita"!!!

Felizmente que os problemas de África e por tabela também da CPLP, não se resolvem com os critérios desta visceral opositora!

A paz busca-se através de diálogos e da construção de consensos!

CUBA PARA A CPLP!!!

Martinho Júnior.

Luanda.

Mais lidas da semana