domingo, 23 de fevereiro de 2014

Guiné Equatorial: Adesão à CPLP privilegia cooperação com São Tomé - associação




São Tomé 22 Fev. (Lusa) - A entrada da Guiné Equatorial na Comunidade dos Países de língua Portuguesa (CPLP) como membro de pleno direito vai privilegiar a cooperação empresarial entre São Tomé e Príncipe e este país, disse hoje a Lusa o presidente da Câmara do Comércio, Industria, Agricultura e Serviços, Jorge Correia.

"A visão que nós temos da entrada da Guiné Equatorial como membro de pleno direito da CPLP só pode ser positiva. Entendemos que nós somos africanos, e essa cooperação sul-sul deve ser privilegiada", disse Jorge Correia.

"A Guiné Equatorial, para além de estar na África, é um país vizinho de São Tomé e Príncipe, com a qual nós temos laços ancestrais de amizade e de cooperação, e inclusive, em alguns casos de sanguinidade", lembrou o presidente da Câmara de Comércio, Agricultura e Serviços.

Jorge Correia considera a Guiné Equatorial "um país que está em ascendência, está no caminho de desenvolvimento bastante grande", pelo que os restantes países membros da CPLP "devem tirar vantagens disso".

"Se a memoria não me falha a Guiné Equatorial já pediu para entrar na CPLP desde 2010, já vem como observador desde 2006, é justo que tendo cumprido as exigências, entendemos que para nós é extremamente importante que seja efetuada essa adesão", acrescentou.

Jorge Correia lembra que existe um acordo assinado entre as câmaras de comércio dos dois países que "precisa dar maior vida, maior dinâmica e essa entrada é mais uma razão para que nós possamos, no futuro, ter relações mais apertadas com a Guiné Equatorial, quer em termos culturais quer em termos de negócios".

MYB // CC - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana