terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Ministro da Guiné-Equatorial na reunião da CPLP para falar sobre adesão

 


Lisboa, 18 fev (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da Guiné-Equatorial participará na quinta-feira na reunião de homólogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para transmitir as medidas adotadas para permitir a adesão à organização lusófona.
 
Em declarações à Lusa, o secretário executivo da CPLP, Murade Murargy, revelou que o ministro Agapito Mba Mokuy estará presente na sessão extraordinária do Conselho de Ministros da organização, em Maputo, que tem como um dos pontos de agenda o processo de adesão da Guiné-Equatorial como membro pleno.
 
Esta reunião extraordinária foi decidida na última sessão do Conselho de Ministros, em Maputo, em julho do ano passado, porque a questão deste país "não chegou a ser debatida profundamente", recordou Murargy à Lusa.
 
Na reunião da próxima quinta-feira, será apresentado o relatório do grupo de acompanhamento -- cuja criação foi decidida pela conferência de chefes de Estado (cimeira), também na capital moçambicana, em julho de 2012.
 
O grupo, que esteve na Guiné-Equatorial e manteve reuniões com as autoridades nacionais, dará conta do cumprimento do plano de ação definido pela CPLP para permitir a adesão daquele país, que prevê, entre outras medidas, a adoção de uma moratória sobre a pena de morte e a promoção do uso do português -- a língua mais falada é o castelhano.
 
Além disso, "o ministro [dos Negócios Estrangeiros] trará novos elementos que nos permitirão fazer uma avaliação mais realista do que se passa no cumprimento do plano de ação da Guiné-Equatorial para a sua adesão como membro pleno da CPLP", disse o secretário executivo da comunidade, atualmente presidida por Moçambique.
 
Murade Murargy acrescentou que aquele país "está a implementar o plano de ação", mas admitiu que "alguns itens ainda estão para ser cumpridos".
 
O responsável da CPLP lembrou que ainda faltam "alguns meses" até à cimeira de chefes de Estado em Díli, que deverá decorrer em julho, em que será decidido se a Guiné-Equatorial entra ou não para a organização, algo que o país aguarda desde 2010.
 
Da reunião desta quinta-feira, sairá uma recomendação à conferência de chefes de Estado sobre esta matéria.
 
Outro assunto em cima da mesa na reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da CPLP será a situação política da Guiné-Bissau, que vive um período de transição após um golpe de Estado em abril de 2012, e cujo governo, liderado por Rui de Barros, não é reconhecido pela maioria da comunidade internacional.
 
Da Guiné-Bissau não estará presente qualquer político, adiantou Murade Murargy, que revelou que participará no Conselho de Ministros o representante especial da CPLP para aquele país, Carlos Moura, que "vai fazer o relatório de como está a avaliar a situação neste momento".
 
Sobre o possível adiamento das eleições legislativas e presidenciais naquele país, previstas para 16 de março, o secretário executivo da CPLP salientou que, até ao momento, ainda não foi alterada a data.
 
Na agenda da reunião estão ainda a adoção do Plano de Ação de Lisboa, que define estratégias para a promoção do uso da língua portuguesa -- nomeadamente no âmbito da ciência -- e a institucionalização da reunião de ministros da Energia da CPLP.
 
JH // PJA - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana