sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

ONU DEFENDE QUE GUINÉ-BISSAU TERÁ DE MUDAR CHEFIAS MILITARES

 


O representante das Nações Unidas na Guiné-Bissau, José Ramos-Horta, defendeu hoje que o primeiro passo do presidente a ser eleito nas eleições de março terá de ser a remodelação das chefias das Forças Armadas.
 
Para Ramos-Horta, o presidente terá que contar com o primeiro-ministro e o partido vencedor das eleições legislativas na tarefa que diz ser "essencial e crucial" para a modernização da estrutura militar.
 
O representante das Nações Unidas falava à margem de uma visita à sede da Rede das Mulheres contra a Violência de Género (Renluv), em Bissau.
 
A unidade dos titulares de cargos públicos na tarefa da reforma do setor militar "é uma condição primordial" para o sucesso da iniciativa, observou Ramos-Horta.
 
"Têm que estar unidos. Porque senão, o Governo propõe a reforma das Forças Armadas e o presidente faz politiquice e diz que não", enfatizou o responsável do gabinete integrado das Nações Unidas para a consolidação da paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).
 
Ramos-Horta não entende a reforma das Forças Armadas como oportunidade para "expulsar ninguém".
 
O responsável da ONU aconselha os políticos e a sociedade civil guineenses a serem inteligentes nessa tarefa.
 
Ainda que o objetivo final seja a modernização das Forças Armadas, Ramos-Horta diz que a alteração da atual chefia "é a condição principal" para se atingir esse fim.
 
"Seria uma reforma com honra e com dignidade. Ninguém vai ser perseguido", referiu, considerando importante manter privilégios.
 
"A paz faz-se assim, não é com perseguições", sublinhou o chefe da UNIOGBIS.
 
José Ramos-Horta referiu que estava previsto o fim da sua missão na Guiné-Bissau no próximo domingo, mas já anunciou que continuará no país durante o processo eleitoral.
 
Lusa, em Notícias ao Minuto
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana