sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Pedra da Paz de Hiroshima evoca dor da guerra e esperança num mundo melhor - Taur

 


Díli, 14 fev (Lusa) - O Presidente timorense, Taur Matan Ruak, disse hoje que a Pedra da Paz entregue pela Associação Hiroshima a Timor-Leste evoca a "dor profunda", mas também "simboliza a esperança" na construção de um mundo com mais segurança.
 
"A Pedra da Paz evoca a dor profunda e a devastação causadas pela guerra, por todas as guerras. Ela recorda-nos a violência extrema que as guerras podem desencadear", afirmou Taur Matan Ruak, durante a cerimónia de entrega da Pedra da Paz da Associação de Hiroshima a Timor-Leste, simbolizando o fim da guerra no mundo.
 
A Associação de Hiroshima Pedra da Paz foi criada em 1991, com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para a necessidade de existir paz no mundo através de distribuição de pedras.
 
As pedras são provenientes dos passeios da cidade japonesa de Hiroshima, atingida em agosto de 1945, no final da II Guerra Mundial, por uma bomba atómica lançada pela Força Aérea dos Estados Unidos.
 
Depois de ficar provado que as pedras não tinham radioatividade, milhares de japoneses apanharam-nas, guardaram-nas e esculpiram-lhes imagens da Deusa da Misericórdia (divindade do budismo chinês), com a inscrição: "De Hiroshima".
 
A pedra entregue a Timor-Leste é de granito e proveniente do pavimento onde circulava a linha de elétrico de Hiroshima.
 
"Timor-Leste e o Japão experimentaram grande sofrimento e dor na II Guerra Mundial e os nossos povos estão unidos hoje, na certeza de que só a paz conduz ao desenvolvimento e à prosperidade das nações", declarou o chefe de Estado timorense.
 
Em fevereiro de 1942, as forças japonesas invadiram Timor-Leste, apesar da neutralidade de Portugal na II Guerra Mundial, provocando entre 50 e 70 mil mortos.
 
MSE // ARA - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana