terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Polícia moçambicana diz ter dispersado grupos armados da Renamo do sul do país

 


A Polícia da República de Moçambique (PRM) garante que os grupos armados da Renamo já abandonaram completamente a província de Inhambane, no sul do país, segundo o jornal estatal Notícias.
 
Maputo - A Polícia da República de Moçambique (PRM) garante que os grupos armados da Renamo, principal partido da oposição e antigo movimento rebelde, já abandonaram completamente a província de Inhambane, no sul do país, segundo o jornal estatal Notícias.
 
"As Forças de Defesa e Segurança, com grande participação das comunidades, já fizeram limpeza na floresta e não há vestígios de existência de homens armados da Renamo na província de Inhambane. A vida voltou à normalidade, as escolas estão a funcionar, os professores e técnicos da Saúde estão a desempenhar as suas actividades normalmente, as populações que tinham abandonado as suas zonas de origem em Catine e Pembe, no distrito de Homoíne, e em Pululo "A" e "B", em Funhalouro, já estão a retornar às suas casas para começar as colheitas da sua produção agrícola", disse o comandante da PRM em Inhambane, Raul Ossufo Omar, citado pelo "Notícias".
 
Desde Abril do ano passado, Moçambique vive um clima de tensão político- militar, caracterizado por confrontos entre as Forças de Defesa e Segurança (FDS) e grupos armados da Renamo, cujo saldo são várias dezenas de mortos.
 
Até finais do ano passado, o principal palco desses confrontos era a província de Sofala, centro do país, onde a Renamo possuía diversas bases. Contudo, em Janeiro último, os homens do partido liderado por Afonso Dhlakama intensificaram a sua presença em Inhambane, provocando a fuga generalizada da população em Homoíne, particularmente nas localidades de Fanha-Fanha e Pembe, para procurar refúgio seguro na vila sede do distrito.
 
Segundo o "Notícias", os homens armados da Renamo abandonaram Catine em debandada, escorraçados pelas FDS, e espalharam-se pela floresta em pequenos grupos, avançando em direcção ao Save, em busca da saída para Gorongosa, na província de Sofala.
 
O Comandante Provincial da PRM explicou que as operações realizadas resultaram na captura de oito homens armados, bem como a detenção de 95 pessoas suspeitas de ter ligação com a presença dos grupos da Renamo em Inhambane.
 
"Apertámos o cerco com o objectivo de estancar qualquer tentativa de penetração de homens armados. As Forças de Defesa e Segurança tomaram posições e estão a fazer movimentações regulares em todos os pontos da província. A base foi tomada pelas nossas forças e tudo está sob controlo das autoridades", disse.
 
África 21, com agência
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana