terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Portugal: OS GATOS NO SACO DA ESQUERDA

 


Pedro d’Anunciação – Sol, opinião
 
Há por aí umas pessoas que querem a unidade da esquerda. E acham que a melhor maneira de a atingir é desmultiplicarem a esquerda em múltiplos partidos.
 
O Bloco poderia vir ocupar um espaço, mas deu-lhe para se manter na adolescência da politica, muito critico e pouco aberto a pôr a mão na massa com os outros. Dos outros, o PCP prefere coligar-se com a direita, para arrasar o PS. E o PS tem andado muitas vezes por mãos pouco recomendáveis (vou só dizer 2 nomes: Sócrates e Vara), embrenhado numa luta de alas irreconciliáveis, e mais deslumbrado com o poder à direita do que à esquerda. Pior: deixa-se arrastar para politicas fracturantes, tradicionalmente de direita, para esconder a falta de empenho nas políticas sociais, tradicionalmente de esquerda.
 
Resultado: há quem ache que a melhor maneira de promover a unidade da esquerda é dividi-la mais em partidos: cá temos portanto o Partido Livre, do Tavares, e o 3-D, do Daniel Oliveira. Cheira mais a ambições pessoais do que a programas ideológicos ou plataformas de unidade (cada vez mais difícil). A esquerda é um saco com cada vez maior número de gatos. E as suas figuras principais (tirando talvez no PS e no PCP) parecem aspirar apenas ao estatuto de gato dentro do saco.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana