terça-feira, 18 de março de 2014

XANANA GUSMÃO EM JACARTA PARA DIÁLOGO INTERNACIONAL SOBRE DEFESA




Díli, 17 mar (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, participa entre quarta e quinta-feira no Diálogo Internacional sobre Defesa de Jacarta, na Indonésia, depois de uma visita oficial ao Brunei, disse hoje fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Segundo a mesma fonte, o primeiro-ministro timorense chega hoje a Jacarta, depois de uma visita oficial de três dias ao Brunei para reforço das relações bilaterais com os estados-membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático.

No Brunei, segundo a imprensa local, Xanana Gusmão reuniu-se com o sultão Haji Hassanal Bolkiah para falar sobre relações bilaterais e troca de opiniões sobre "assuntos regionais e internacionais".

No âmbito do reforço das relações entre os dois países, Timor-Leste vai estabelecer uma embaixada no Brunei, enquanto o sultanato vai oferecer bolsas de estudos a timorenses, refere a imprensa local.

Acompanharam o primeiro-ministro o chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres, o ministro da Educação, Bendito Freitas, o ministro do Petróleo, Alfredo Pires, e a secretária de Estado de Promoção da Igualdade, Idelta Rodrigues.

Em Jacarta, Xanana Gusmão vai discursar na cerimónia de abertura, à semelhança do que aconteceu o ano passado, do quarto Diálogo Internacional de Defesa dedicado ao tema "Construir a colaboração marítima para a segurança e a estabilidade.

O objetivo do diálogo, organizado pelo Ministério da Defesa indonésio, é promover a cooperação entre países para contribuir para um ambiente de paz na região da Ásia e do Pacífico, através da cooperação e transparência entre governos e militares.

MSE // HB - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana