segunda-feira, 7 de abril de 2014

BANCO MUNDIAL DISPONIBILIZA 15 MILHÕES DE DÓLARES À GUINÉ-BISSAU



Acordo assinado em Dakar

Bissau – O Banco Mundial (BM) disponibilizou 15 milhões de dólares à Guiné-Bissau, no âmbito de um acordo assinado na quinta-feira, 3 de Abril, nas instalações do BM em Dakar.

O acordo foi assinado pelo ministro guineense da Economia e Integração Regional, Soares Sambu, e a Directora de Operações do BM para a Guiné-Bissau, Vera Songwe, na presença do embaixador guineense no Senegal, Idrissa Embalo.

Num comunicado do Ministério das Finanças enviado à PNN, Soares Sambu disse que têm esperanças que o acordo seja seguido de outras formas de apoio do Banco Mundial para ajudar a Guiné-Bissau.

Por sua vez, Vera Songwe indicou que o financiamento está em linha com as orientações recomendadas pelo vice-presidente do Banco Mundial para África, Makhtar Diop, certificando-se de que as autoridades estarão no local após as eleições que já são alavancas operacionais.

Este financiamento será destinado para prosseguir o desenvolvimento da comunidade nas áreas rurais e para preservar e fortalecer os serviços básicos de saúde e educação para as populações mais pobres.

A verba faz parte da resposta de emergência implementada pelo Banco Mundial, face à crise e recente agitação na Guiné-Bissau. O montante visa ampliar o escopo de projecto de desenvolvimento comunitário existente em áreas rurais para 76 500 pessoas, metade delas mulheres, em 2017.

O valor vai ainda ajudar a Guiné-Bissau a preparar planos de desenvolvimento comunitário em pelo menos duas novas regiões e o aumento da cobertura do projecto em seis regiões.

Os planos visam melhorar o acesso a estradas e à água, mesmo em tempos de uma crise grave. Esta concessão também vai financiar os salários dos professores e profissionais de saúde em nove regiões do país em carácter temporário, entre Janeiro e Junho de 2014, e evitar serviços básicos prolongados devido à interrupção da crise.

Bissau Digital - (c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana