terça-feira, 15 de abril de 2014

Brasil empresta 2 mil milhões de dólares a Angola para investimentos no setor elétrico




O Brasil emprestou 2 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros) a Angola para investimentos no setor elétrico, noticia hoje o Jornal de Angola.

O diário angolano, que cita um decreto presidencial publicado no Diário da República angolano, refere que o financiamento visa financiar exportações brasileiras de bens e serviços para a execução das obras do aproveitamento Hidroelétrico de Laúca e obras de construção da barragem de Laúca, na província do Cuanza Norte.

O empréstimo brasileiro mereceu destaque na última edição do semanário angolano Expansão, que salienta que o projeto se enquadra no financiamento do programa de investimentos públicos inscritos no Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2013-2017.

Segundo o Expansão, o Orçamento Geral de Estado para este ano reservou prevê cerca de 45 mil milhões de kwanzas (332 milhões de euros) para a construção do aproveitamento hidroelétrico de Laúca, dos quais 14,6 mil milhões Kwanzas serão financiados através de linhas de crédito.

"O OGE não especifica que linhas de crédito são essas, mas não custa acreditar que o dinheiro deverá vir deste crédito adicional brasileiro. Os 45,0 mil milhões e kwanzas inscritos no OGE representam quase 12% do custo total do projeto", salienta o semanário angolano.

Ainda segundo o Expansão, o PND 2013-2017, no âmbito da expansão da capacidade de produção e sistema de transporte de energia eléctrica, reserva um envelope financeiro de cerca de 377 mil milhões kwanzas para a construção do aproveitamento hidroelétrico de Laúca, a cargo da construtora brasileira Odebrecht.

Com o fim da construção da barragem de Laúca, com uma capacidade de produção prevista de 2.067 megawatts, 750 mil pessoas poderão beneficiar de energia.

O aproveitamento hidroelétrico de Láuca vai regular o restante caudal do rio Kwanza, no qual está prevista a construção das barragens Caculo-Cabassa, Túmulo do Caçador, Zenza I e Zenza II.

NME/EL // PJA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana