terça-feira, 8 de abril de 2014

Brasileiros pensam que Mundial de futebol vai gerar mais prejuízos que benefícios




Mais de metade dos brasileiros pensa que o Mundial de Futebol 2014 - que terá lugar em junho e julho - vai resultar em mais prejuízos que benefícios para o Brasil, indica um inquérito.

O estudo - realizado pelo Instituto DataFolha em 2 e 3 de abril com base em entrevistas a 2.637 pessoas, de 162 municípios brasileiros e com uma margem de erro de dois pontos percentuais - mostra que 55 por cento dos inquiridos defende que o evento resultará em prejuízos para a população em geral, contra 36 por cento que acreditam que o Mundial será benéfico para o Brasil. Os nove por cento restantes não responderam.

O número de brasileiros pessimistas em relação ao Mundial aumentou 11 pontos percentuais em relação ao último inquérito, realizado em junho de 2013, quando 44 por cento acreditavam que os prejuízos seriam maiores que os benefícios.

A pesquisa referente ao ano passado foi feita durante a Taça das Confederações, num cenário de protestos de rua, mas mesmo num ambiente social mais calmo, o resultado atual revelou o aumento da insatisfação.

Também foi a primeira vez que o número de pessoas que é contra o evento ficou acima dos que são a favor.

Logo após o anúncio da escolha do Brasil como sede do Mundial, em novembro de 2008, 79 por cento dos brasileiros responderam ser a favor, percentagem que caiu para 65 por cento em junho de 2013, 52 por cento em fevereiro deste ano, e 48 por cento em abril.

FYRO // JMR - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana