domingo, 13 de abril de 2014

VOTAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU COMEÇOU A HORAS, SEM INCIDENTES E COM FILAS




Antes das 07:00 (08:00 em Lisboa) já havia filas nalgumas mesas de voto de Bissau para as primeiras eleições gerais, legislativas e presidenciais, depois do golpe de estado de 12 de abril de 2012.

De acordo com várias fontes ouvidas pela agência Lusa, a votação arrancou à hora prevista em todo o país e sem registo de incidentes.

"Contactei com os responsáveis regionais e tudo está a decorrer com normalidade", disse à agência Lusa o porta-voz do comando conjunto das forças de segurança, Samuel Fernandes, tenente-coronel da Guarda Nacional guineense.

Numa das assembleias de voto da Rua Vitorino Costa, na rua, debaixo de uma árvore, como é comum ver no país, ainda era noite quando a equipa instalou todo o material e não tardou até surgirem os primeiros eleitores.

"Eu voto cedo para poder descansar no resto do dia", referiu Cândido Lopes, de olhos postos nas urnas em que deposita muitas esperanças.

Acredita que "este ano há uma organização melhor e as pessoas estão bem esclarecidas".

Uma das grandes novidades é o novo cartão de eleitor.

"É muito melhor", refere Cândido, porque inclui fotografia e outros dados, num formato rígido do tamanho de um cartão de crédito.

Foi produzido com meios informáticos que circularam pelo país durante o recenseamento apoiado por Timor-Leste, realizado entre dezembro e fevereiro, numa operação que permitiu registar um número recorde de cerca de 800 mil eleitores.

Na Avenida Amílcar Cabral, uma das principais artérias de Bissau, já havia cerca de 100 pessoas nas filas pouco depois de as urnas abrirem às 07:00.

Em qualquer assembleia de voto havia muitas caras jovens, com muitas ambições.

Dércio Gomes diz que só através do voto "é que se pode mudar o rumo da Guiné-Bissau", massacrada por golpes de estado, enquanto Rivalino Cardoso tem um desejo concreto: espera que "com estas eleições haja muito emprego" num dos países mais pobres do mundo.

Junto a outra mesa de votação, Pedro Barbosa atravessa a rua com um boné do Benfica.

O clube do coração tem uma partida importante durante a tarde, numa altura em que está à beira de vencer o campeonato português, mas hoje nem isso distrai Pedro.

"Hoje vou estar com mais atenção na votação", refere.

As 2.983 mesas de voto (28 na diáspora) vão estar abertas das 07:00 às 17:00 locais (das 08:00às 18:00 em Lisboa) e cada eleitor vai poder preencher dois boletins de voto com 13 candidatos presidenciais e 15 partidos a concorrer à Assembleia Nacional Popular.

Lusa, em RTP

Sem comentários:

Mais lidas da semana