terça-feira, 17 de junho de 2014

Adriano Moreira agraciado com importante título do Politécnico de Macau




Macau, China, 17 jun (Lusa) - O presidente do Instituto Politécnico de Macau afirmou hoje numa homenagem ao professor português Adriano Moreira que "há distinções que honram mais quem as concede do que quem as recebe".

Catedrático jubilado da Universidade de Lisboa, Adriano Moreira foi hoje distinguido com o grau de professor coordenador honorário, o mais importante grau honorífico do Instituto Politécnico de Macau, num reconhecimento devido à "sua grande estatura intelectual, académica e cívica".

Devido a um problema de saúde, Adriano Moreira esteve representando em Macau pela sua filha Mónica.

"O IPM decidiu atribuir [o título] ao professor Adriano atendendo ao seu percurso de vida académico, científico e cívico", explicou o professor Carlos André, do Politécnico de Macau.

Para Carlos André, o professor Adriano Moreira é "uma personalidade que se destacou e destaca em todo o mundo da lusofonia" e por isso esta distinção serve para homenagear todo o trabalho da sua vida.

Adriano Moreira é, sublinhou Carlos André, "talvez o académico português que melhor pensa na lusofonia" e tendo o IPM uma relação com a língua portuguesa e com os países portugueses a atribuição deste título faz todo o sentido.

"A instituição sente-se honrada em contar com o professor Adriano Moreira entre os seus professores honorários", concluiu.

Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa em 1944, Adriano Moreira possui ainda um doutoramento, na mesma área, pela Universidade de Madrid.

Foi deputado e presidente do CDS, ministro do Ultramar durante o Estado Novo, entre muitos outros cargos na vida política portuguesa.

Foi Presidente da Academia das Ciências de Lisboa até há pouco tempo.

Recebeu vários prémios e condecorações, tais como: a medalha de Mérito Cultural, medalha Militar de Serviços Distintos grau ouro da Marinha, medalha de Mérito Aeronáutico, Royal Victorian Order, Grã-Cruz da Ordem Militar de Santiago da Espada, entre outros.

FAR// APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana