segunda-feira, 23 de junho de 2014

AINDA HÁ 14 DISTRITOS MINADOS EM MOÇAMBIQUE




Faltam mais de sete mil metros quadrados por desminar

Existem ainda 303 áreas minadas em todo o território nacional, correspondentes a uma extensão de 4 milhões de metros quadrados

As áreas afectadas por minas anti-pessoais que continuam a mutilar e matar pessoas e gado estão distribuídas por 14 distritos. Trata-se de Mossurize, Cheringona e Chibabava (com 2.988.375 m2 por desminar); as torres de transporte de energia de alta tensão nas zonas de Mavuzi-Nhamatanda (com 190 torres, numa área de 507.963 m2); fronteira entre Moçambique e Zimbabwe, nos distritos de Manica e Mágoè; bem como nas províncias de Manica e Tete.

O caso mais recente de mutilação de gado, por exemplo, deu-se há duas semanas, no distrito da Moamba, província de Maputo, em que, durante a pastagem,  uma vaca pisou numa mina e perdeu a pata traseira.

Mais do que a mutilação do animal, aquele caso alarmou a população local, porque a zona foi recentemente decretada livre de minas, depois de um trabalho aturado de desminagem levado a cabo em toda a província de Maputo pelas empresas Apopo e The Hallo Trust.

Entretanto, o director nacional da Desminagem, Alberto Augusto, explicou que o processo de desminagem não garante que a zona fica totalmente livre das minas, uma vez que a pesquisa que indica a existência ou não de minas numa determinada área é baseada em relatos de populares, dada a falta de um mapeamento das zonas minadas durante a guerra civil terminada em 1992.

O País (mz)

Sem comentários:

Mais lidas da semana